Questões de Concurso
Filtrar
260 Questões de concurso encontradas
Página 28 de 52
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Educação Física
A afirmação que: “de modo geral, os professores não possuem estrutura afetiva para suportar a relação com corpos livres em movimento, motivo mais provável da quase ausência de aulas de Educação Física na escola primária.”, assim, também, como “desconhecer técnicas para desenvolver uma pedagogia do movimento pode explicar, parcialmente, a ausência de uma educação motora adequada.”, é realizada por:
Disciplina:
Educação Física
Para Kolyniak (2006) com base nas concepções interacionistas de Lev Semenovitch Vygotsky e Henri Wallon sobre o homem e o desenvolvimento, o ensino da Educação Física exige o enfrentamento de uma questão fundamental: “[...] superar ideias pedagógicas que atribuem à Educação Física o papel de cuidar do corpo, enquanto outras disciplinas escolares educam a mente.” (p.67). Para este enfrentamento, o autor indica que cabe ao professor:
I. Estimular e orientar a realização de movimentos. II. Apresentar, discutir e organizar conceitos a respeito do corpo e da motricidade. III. Discutir valores que se expressam nas relações humanas.
I. Estimular e orientar a realização de movimentos. II. Apresentar, discutir e organizar conceitos a respeito do corpo e da motricidade. III. Discutir valores que se expressam nas relações humanas.
Disciplina:
Educação Física
Na perspectiva metodológica apresentada por Soares (1992), que é a CRÍTICO-SUPERADORA, implica em aproximar “[...] o aluno da percepção da totalidade das suas atividades, uma vez que lhe permite articular uma ação (o que faz), com o pensamento sobre ela (o que pensa) e com o sentido que dela tem (o que sente).” Esta orientação, segundo Soares (1992) deverá ser aplicada para:
Disciplina:
Educação Física
Soares (1992) discute o que vem a ser Educação Física e apresenta, provisoriamente, a sua compreensão de Educação Física, criticando as demais. Assim, para Soares (1992, p.50) Educação Física, provisoriamente:
Disciplina:
Educação Física
No nível hierárquico da educação física, o último nível apresentado por Betti (1991), “embora os graus de liberdade tenham diminuído, pois muitas decisões já foram tomadas nos níveis superiores, eles ainda são muitos para o professor, ou seja, ele pode ou não acatar as sinalizações dos níveis superiores”, quer dizer, em última análise: