Filtrar


Questões por página:
Os conteúdos trabalhados nas aulas de Educação Física são essenciais para o desenvolvimento e a socialização dos estudantes. Quanto maior sua abrangência, outras capacidades poderão ser trabalhadas, para além das cognitivas. De acordo com Darido e Souza Jr. (2007), quando o professor solicita que seus alunos realizem determinados exercícios em duplas e debate sobre a importância do respeito ao limite de seu próprio corpo e ao do colega, ele está trabalhando os conteúdos na dimensão:
“Este método de ensino consiste em ensinar destrezas motoras por partes para, posteriormente, uni-las" (TENROLLER,2004). O método exposto acima refere-se ao
Nos últimos anos percebe-se uma forte presença, no cenário da produção do conhecimento em Educação Física (EF), de estudos voltados para o desenvolvimento de uma teoria ou pedagogia. Dentre as diversas concepções, ganhou destaque a chamada “abordagem sistêmica”. Segundo essa teoria, a educação física deveria ser vista como sistema hierárquico aberto. Hierárquico porque interage com níveis superiores de determinação: o macrossocial, o sistema educacional e o escolar que, nesta ordem, influenciam do mais geral para o mais particular, até alcançar a própria educação física. Assim, o nível hierárquico mais inferior é o trinômio professor-aluno-conteúdo. Esta teoria foi fundamentada na obra “Educação Física e Sociedade”. O autor responsável pela construção e proposição da Teoria Sistêmica na educação física, a partir da obra citada, foi:
Segundo Amaral (2009), os jogos cooperativos são atividades que requerem um trabalho em equipe para alcançarem metas mutualmente aceitáveis. Não é necessário que os indivíduos que cooperam tenham os mesmos objetivos, porém seu alcance deve proporcionar satisfação para todos os integrantes do grupo. É um espaço rico onde se produzem infinitas situações que exigem a participação na solução de problemas. Para Broto (2001), os principais eixos da pedagogia cooperativa são:
O trecho a seguir refere-se aos principais conteúdos a serem tratados pela disciplina de educação física nas escolas de educação infantil, ensino fundamental e médio em todo território nacional. Analise-o.
“A Educação Física é o componente curricular que tematiza a(s) ______________________ em suas diversas formas de codificação e significação social, entendidas como manifestações das possibilidades expressivas dos sujeitos, produzidas por diversos grupos sociais no decorrer da história. Nessa concepção, o movimento humano está sempre inserido no âmbito da cultura e não se limita a um deslocamento espaço-temporal de um segmento corporal ou de um corpo todo. Nas aulas, os conteúdos devem ser abordados como fenômeno cultural dinâmico, diversificado, pluridimensional, singular e contraditório. Desse modo, é possível assegurar aos alunos a (re)construção de um conjunto de conhecimentos que permitam ampliar sua consciência a respeito de seus movimentos e dos recursos para o cuidado de si e dos outros e desenvolver autonomia para apropriação e utilização da cultura corporal de movimento em diversas finalidades humanas, favorecendo sua participação de forma confiante e autoral na sociedade.” (Fragmento retirado na BNCC,2018 disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental/educacao-fisica.)
Assinale a alternativa que completa corretamente o trecho anterior