Filtrar


Questões por página:

Julgue o item subsequente.


A Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é um componente curricular obrigatório da Educação Básica e deve ajustar-se às faixas etárias e às condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos.

Julgue o item subsequente.


A psicomotricidade é o primeiro movimento a se articular como uma abordagem da Educação Física escolar. Seus princípios extrapolam a ordem biológica e de rendimento corporal, inserindo, na prática, o conhecimento de ordem psicológica. Trata-se de uma abordagem que visa ao desenvolvimento integral do aluno, estimulando os aspectos motores, cognitivos e afetivos.

mostrar texto associado
Estruturar um programa de Educação Física ou de outra disciplina e selecionar os seus conteúdos é um problema metodológico básico, uma vez que, quando se aponta o conhecimento e os métodos para sua assimilação, se evidencia a natureza do pensamento teórico que se pretende desenvolver nos alunos. Podemos dizer que o programa é o pilar da disciplina e que seus elementos principais são: o conhecimento de que trata a disciplina, sistematizado e distribuído, que geralmente se denomina de conteúdos de ensino; o tempo pedagogicamente necessário para o processo de apropriação do conhecimento; e os procedimentos didático-metodológicos para ensiná-lo.
mostrar texto associado
Logo após as Duas Grandes Guerras Mundiais, começa a surgir o modelo esportivista na Educação Física escolar, sendo que os principais aspectos abordados pelos professores eram o rendimento esportivo, recordes, competição ao extremo e vitória no esporte como sinônimo de sucesso pessoal. Neste momento da história, a pedagogia tecnicista era a que mais permeava as aulas dos professores de Educação Física.
“O tema do esporte na Educação Física Escolar brasileira sempre causou discussões, debates e pesquisas” (KUNZ,2016). Analise as afirmativas abaixo sobre o ensino dos esportes nas aulas de Educação Física.
1. Só deve ser realizado em locais padronizados e com materiais também padronizados e usados nas competições esportivas.
2. Para se alcançarem valores educacionais compatíveis para o desenvolvimento do esporte na escola ele precisa passar por uma profunda transformação de sua estrutura e princípios.
3. Deverá haver liberdade de agir dos estudantes, facilitando o descobrimento de formas de movimento individualmente significativas.
4. O objetivo deve ser exclusivamente o desenvolvimento dos gestos técnicos de cada modalidade esportiva.
5. O esporte deve ser compreendido, experimentado e transformado na escola, para que seu valor educacional possa se manifestar.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.