Questões de Concurso
Filtrar
267 Questões de concurso encontradas
Página 14 de 54
Questões por página:
Questões por página:
Em relação ao currículo da Educação Básica, analise as assertivas a seguir:
I. Cada sistema de ensino e cada estabelecimento escolar constrói seu currículo a partir das características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.
II. Os currículos devem abranger, compulsoriamente, o estudo da Língua Portuguesa e da Matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil.
III. O ensino da Arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da Educação Básica.
IV. A Educação Física é um componente obrigatório do currículo da Educação Básica, sendo facultativa em alguns casos, como para maiores de 40 anos ou trabalhadores que cumpram jornadas laborais iguais ou maiores que seis horas diárias.
V. O ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e europeia.
Quais estão INCORRETAS?
I. Cada sistema de ensino e cada estabelecimento escolar constrói seu currículo a partir das características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.
II. Os currículos devem abranger, compulsoriamente, o estudo da Língua Portuguesa e da Matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil.
III. O ensino da Arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da Educação Básica.
IV. A Educação Física é um componente obrigatório do currículo da Educação Básica, sendo facultativa em alguns casos, como para maiores de 40 anos ou trabalhadores que cumpram jornadas laborais iguais ou maiores que seis horas diárias.
V. O ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e europeia.
Quais estão INCORRETAS?
As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para a Educação Básica são normas ________________ para a Educação Básica do Brasil, que orientam o planejamento ______________ das escolas e dos sistemas de ensino. As DCNs foram concebidas e fixadas pelo _____________________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Concurso:
Prefeitura de Dona Inês - PB
Disciplina:
Pedagogia
A elaboração do projeto pedagógico da escola é prevista na atual legislação educacional a cargo dos estabelecimentos de ensino. A metodologia estratégica do PPP envolve
Concurso:
Prefeitura de Dona Inês - PB
Disciplina:
Pedagogia
A garantia da autonomia para a escola elaborar sua proposta pedagógica foi conferida pelo(a):
Concurso:
Prefeitura de Alagoa Nova - PB
Disciplina:
Pedagogia
“As novas DCNs definem os princípios da formação inicial e continuada de profissionais do magistério da educação básica e sinalizam para maior organicidade nos projetos formativos, necessidade de maior articulação entre as instituições de educação superior e de educação básica” (DOURADO,2015 p.306).
Diante dessa afirmativa, analise as proposições quanto ao que é recomendado para a formação inicial e continuada:
I- A inserção dos estudantes de licenciatura nas instituições de educação básica da rede pública de ensino, espaço privilegiado da práxis docente.
II- Questões socioambientais, éticas, estéticas e relativas a diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional e sociocultural como princípios de equidade.
III- A manutenção do contexto educacional nacional, sem envolver regionalidades, nas práticas escolares.
No tocante à formação inicial e continuada nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs,2015), é CORRETO o que se afirma em:
Diante dessa afirmativa, analise as proposições quanto ao que é recomendado para a formação inicial e continuada:
I- A inserção dos estudantes de licenciatura nas instituições de educação básica da rede pública de ensino, espaço privilegiado da práxis docente.
II- Questões socioambientais, éticas, estéticas e relativas a diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional e sociocultural como princípios de equidade.
III- A manutenção do contexto educacional nacional, sem envolver regionalidades, nas práticas escolares.
No tocante à formação inicial e continuada nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs,2015), é CORRETO o que se afirma em: