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Com base na resolução CEB/CNEB nº 4/2010, os objetivos da formação básica das crianças, definidos para a Educação Infantil, prolongam-se durante os anos iniciais do Ensino Fundamental, especialmente no primeiro, e completam-se nos anos finais, ampliando e intensificando, gradativamente, o processo educativo, mediante:
Questão Anulada
As etapas da educação básica são etapas correspondentes a diferentes momentos constitutivos do desenvolvimento educacional. Essas etapas e fases têm previsão de idades próprias, as quais, no entanto, são diversas quando se atenta para sujeitos com características que fogem à norma, como é o caso, entre outros:
(__) De atraso na matrícula e/ou no percurso escolar; (__) De retenção, repetência e retorno de quem havia abandonado os estudos; (__) De portadores de deficiência não limitadora; (__) De jovens e adultos sem escolarização ou com está incompleta;
Considerando (V) verdadeiro e (F) falso, complete as lacunas acima e assinale alternativa que apresenta a ordem correta de preenchimento de cima para baixo:
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil definem que as instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, garantindo:
(__) A observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano; (__) A utilização de registro único realizados pelo professor da criança; (__) Documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil; (__) A não retenção das crianças na Educação Infantil.
Considerando (V) verdadeiro e (F) falso, complete as lacunas acima e assinale alternativa que apresenta a ordem correta de preenchimento de cima para baixo:
A Concepção de Proposta Pedagógica na Educação Infantil deve, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil:
I - Assumir a responsabilidade de compartilhar e complementar a educação e cuidado das crianças com as famílias; II - Construir novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas com a ludicidade, a democracia, a sustentabilidade do planeta e com o rompimento de relações de dominação etária, socioeconômica, étnico-racial, de gênero, regional, linguística e religiosa; III - Promover a igualdade de oportunidades educacionais entre as crianças de diferentes classes sociais no que se refere ao acesso a bens culturais e às possibilidades de vivência da infância;
Dos itens acima:
Na observância das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve garantir que elas cumpram plenamente sua função: