Questões de Concurso
Filtrar
188 Questões de concurso encontradas
Página 35 de 38
Questões por página:
Questões por página:
Em relação ao ensino das operações com números naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental, analise as afirmações seguintes, assinalando verdadeiro (V) ou falso (F). ( ) A principal dificuldade no ensino da matemática envolve a compreensão das estruturas aditivas e subtrativas, que são abstratas e distantes do contexto da criança. ( ) Um modo eficaz de se trabalhar os conceitos de adição e subtração é estimular a atividade espontânea da criança e sua motivação ao resolver situações-problema. ( ) É preciso considerar a fase de desenvolvimento da criança, e no ciclo inicial, deve-se ressaltar a aprendizagem da simbolização do número e seus algoritmos. ( ) O principal objetivo é estimular a compreensão conceitual das operações básicas, ou seja, significado das operações deve preceder o ensino dos modos de resolução. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A respeito da interdisciplinaridade nos anos iniciais do Ensino Fundamental, considere as afirmações seguintes. I. A partir de projetos, deve se contemplar diferentes linguagens e gêneros textuais, para que os alunos conheçam princípios dos mais diversos sistemas de representação. II. A interdisciplinaridade não é uma prioridade neste ciclo inicial, já que a alfabetização é o eixo central dos processos de ensino e aprendizagem. III. Elaborar metas claras e simples de planejamento facilita a execução do projeto, que não deve ser reformulado ao longo de seu desenrolar. Estão corretas:
Garantir o acesso dos alunos a gêneros textuais diversificados é uma atitude importante a fim de colaborar no processo de formação de leitores. A respeito disso, é correto afirmar:
Em relação à situação descrita na questão anterior, assinale a alternativa que contém aspectos a serem considerados na elaboração de um plano de trabalho pela professora.
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o Sistema Educacional do Estado de Minas Gerais estabelece padrões profissionais para o professor, que consistem num conjunto de orientações divididos em temáticas, como descrito em: