Filtrar


Questões por página:
O transtorno afetivo bipolar é um quadro psiquiátrico grave, em que a apresentação atípica dos sintomas dificulta o diagnóstico, prejudicando o adequado estabelecimento de plano terapêutico seguro e efetivo. Por vezes, a patologia inicia-se com episódios depressivos, com características clínicas que podem sugerir depressão bipolar. Essas características clínicas e epidemiológicas que se configuram fator de risco para transtorno bipolar são:

Leia o caso a seguir.

Um estudante da Faculdade de Farmácia, jovem,25 anos, homem, fazia tratamento para episódio depressivo desde os 22 anos, com uso de 40 mg/dia de fluoxetina. Foi descontinuada sua medicação. Uma semana após a retirada completa da medicação, o estudante começou a apresentar maior inquietação, menor necessidade de sono, evoluindo para euforia. Deixou de frequentar as aulas, dizendo que já sabia todo o conteúdo e era melhor que qualquer professor. Apresentou aumento da libido, com comportamento de risco. Há dois dias, extremamente eufórico, foi ao Reitor da Universidade dizendo que seria ele o próximo reitor, pois era muito inteligente para ser apenas um aluno. Pelo risco de agressividade, foi levado ao pronto socorro psiquiátrico e encaminhado à internação.

O diagnóstico desse estudante é

Os neurotransmissores “mais implicados” na fisiopatologia dos transtornos de humor e consequentemente desencadeadores de quadros mais agressivos seriam:
I. Serotonina. II. Norepinefrina. III. Acetilcolina.
Está(riam) correta(s):

Leia o seguinte trecho:


“______ é caracterizado por um período de tempo (no mínimo uma semana) de rápida alternância de humor, entre irritabilidade, tristeza e euforia, durante o qual são satisfeitos critérios tanto para mania quanto para depressão, durante quase todos os dias”


Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna

Assinale a alternativa que apresenta em qual dos seguintes grupos a tricotilomania, o transtorno dismórfico corporal e o skin-picking estão incluídos, segundo o DSM-5.