Filtrar


Questões por página:
Considere as afirmativas abaixo.
I. As práticas corporais podem ser compreendidas como meios de comunicação com o mundo. II. A prática corporal é uma produção textual da gestualidade, ou seja, da linguagem corporal. III. Enquanto textos produzidos pela gestualidade, as práticas corporais constituem-se em elementos da identidade cultural.
É correto o que consta de
Quanto à análise e reflexão linguística, observa-se que há elementos cinésicos, paralinguísticos, sociolinguísticos, entre outros a serem considerados nas produções orais e escritas. A análise e a reflexão perpassam, portanto, pela escrita e oralidade. As habilidades linguísticas e semióticas estão inseridas na prática da leitura, da escuta e na produção de textos. É preciso considerar todos os campos que envolvem a linguística que são os morfológicos, os sintáticos e semânticos. Considerando essas análises e reflexões, a alternativa correta é:
mostrar texto associado
Analise as relações morfossintáticas, semânticas, discursivas, argumentativas e pragmáticas presentes no trecho: "A região fora descoberta em 1972 e ficou deflagrada como uma zona de guerra, melhor dito, com aspecto de campo de concentração no arco espacial da guerrilha: ninguém poderia entrar e tampouco sair." Identifique e justifique a relação semântica estabelecida pela expressão "melhor dito" no contexto do texto.

A dimensão linguística da fonética surge da intersecção entre informações sobre as propriedades físicas, acústicas e perceptivas dos sons e o funcionamento das unidades sonoras dentro do sistema linguístico. Para analisarmos as menores partes que compõem a fala, as unidades segmentais, como consoantes e vogais, é insuficiente considerar apenas os sinais físico-acústicos ou os movimentos articulatórios dos órgãos vocais. É fundamental compreender quais sons são responsáveis pelos contrastes em uma língua específica, o que se relaciona à fonologia. Tomemos como exemplo as consoantes fricativas: [s] de "selo" e [z] de "zelo" diferem, em termos articulatórios, apenas pela vibração das pregas vocais causada pela passagem do ar pela glote. Essa informação articulatória é relevante para falantes do português, mas não para falantes do espanhol, já que o sistema linguístico espanhol não apresenta o contraste entre essas consoantes. No espanhol, apenas o [s] está presente no inventário fonético, e, portanto, mesmo que ocorra alguma vibração durante a passagem do ar, ela não será considerada pelo falante, pois não contribui para os contrastes na classe das fricativas dessa língua.


(Fonte: https://www.ceale.fae.ufmg.br/

glossarioceale/verbetes/fonetica.adaptado)


Considerando a interseção entre fonética e fonologia abordada no texto, qual é a importância de compreender a relação entre sinais físico-acústicos e as unidades sonoras no sistema linguístico?

Julgue o item, considerando as questões referentes ao ensino-aprendizagem da língua portuguesa e à sua metodologia.
Em termos de organização didática de conteúdos, as práticas de linguagem referentes à leitura/à escuta e à escrita de textos predominam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ao passo que as práticas linguísticas referentes à análise linguística/semiótica predominam nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.