Filtrar


Questões por página:
Profissional do sexo masculino, com 57 anos, trabalha no setor de conservação e restauro desde os 25 anos, apresentando nos últimos 3 meses quadro de fadiga, perda de memória, irritabilidade e alterações de humor, diminuição da libido, anorexia leve, mialgia generalizada, pirose, parestesias e paresia. Relata que, quando mais jovem, teve episódios de dor abdominal tipo cólica de forte intensidade, náuseas, vômitos, anorexia e constipação intestinal. O quadro regredia com o repouso, e, muitas vezes, foi atribuído à sua alimentação no trabalho. Em um desses episódios de dor abdominal, teve suspeita de hepatite porque a urina ficou escura e os olhos amarelados. Da mesma forma que os episódios anteriores, o quadro regrediu com repouso em casa.

Diante desse quadro clínico, considerando-se idade, sexo e ocupação, qual deve ser o diagnóstico?
A saúde, física e mental, de todo ser humano tem de ser preservada para que a pessoa possa desfrutar de uma qualidade de vida que seja a melhor possível. No caso dos trabalhadores, seu desempenho profissional será tanto melhor quanto melhor for sua qualidade de vida. A NR 7 – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO estabelece diretrizes e requisitos para o desenvolvimento do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) nas organizações, com o objetivo de proteger e preservar a saúde de seus empregados com relação aos riscos ocupacionais, conforme avaliação de riscos do Programa de Gerenciamento de Risco (PGR) da organização.

O PCMSO, em conformidade com a NR 7, deve incluir a realização obrigatória de certos exames médicos, como, por exemplo, o exame médico
Toda situação que possa acarretar danos à saúde ou à integridade física do trabalhador em seu local de trabalho constitui um risco ocupacional. Como exemplos citam-se os riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos ou ainda um conjunto de dois ou mais desses riscos. Para uma fácil e imediata identificação, avaliação e controle dos riscos presentes no ambiente de trabalho, utiliza-se o mapa de risco, que é uma representação gráfica feita por cima da planta baixa do ambiente analisado que faz o uso de cores e círculos em tamanhos diferentes.

Em conformidade com a NR 1 – Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais –, a classificação dos riscos ocupacionais para determinar a necessidade de adoção de medidas de prevenção deve ser executada pela(o)
No contexto da legislação previdenciária e de amparo para aposentadoria especial, a relação dos agentes químicos, físicos e biológicos e da associação desses agentes, considerados para fins de concessão de aposentadoria especial, é somente aquela constante em dispositivo normativo, sendo que a comprovação da efetiva exposição do segurado a agentes prejudiciais à saúde deverá ser feita por meio de documento, em meio físico ou eletrônico, emitido pela empresa ou por seu preposto, expedido por médico do trabalho ou engenheiro de segurança do trabalho, com base em
Certas tarefas executadas pelos trabalhadores são repetitivas e requerem longos períodos de tempo para sua execução. De fato, como exemplo, cita-se o caso de um funcionário de uma empresa de contabilidade que passa muito tempo por dia diante do computador executando, continuamente, sem descanso, a tarefa de digitação.

Como consequência de seu trabalho repetitivo, esse trabalhador estará propenso a adquirir uma Lesão por Esforço Repetitivo (LER) denominada