Filtrar


Questões por página:
A Dengue é a mais importante arbovirose do mundo, principalmente pelo seu caráter epidêmico e pela possibilidade de complicações e desenvolvimento da Síndrome do Dengue Hemorrágico. É transmitida pela picada das fêmeas do mosquito Aedes aegypti (hematófagas), no ciclo Aedes – Homem – Aedes.
Sobre esse assunto, identifique as afirmativas com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas:
I. ( ) Os principais objetivos da Vigilância epidemiológica da doença são reduzir a infestação pelo Aedes aegypti, reduzir a incidência da Dengue e reduzir a letalidade por Febre Hemorrágica do Dengue - FHD. II. ( ) São considerados casos suspeitos de Dengue, todos os pacientes que apresentem doença febril aguda com duração de até sete dias, acompanhada de, pelo menos, dois sintomas: cefaleia, dor retrorbitária, mialgias, artralgias, prostração ou exantema, associados ou não à presença de hemorragias. III. ( ) A Febre Hemorrágica do Dengue é confirmada mediante o seguinte critério: a comprovação laboratorial e prova do laço positiva. IV. ( ) Em função da complexidade que envolve a prevenção e o controle da Dengue, o Programa Nacional de Controle da Dengue estabeleceu como meta um único componente de ação: o combate ao vetor.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
O Brasil vem sofrendo, desde o final de 2017, com o aumento do número de casos confirmados de Febre Amarela silvestre, com expressiva letalidade. A Febre Amarela é uma doença febril aguda, de curta duração (no máximo 12 dias), transmitida no meio silvestre por vetores do gênero Haemagogus, tendo como reservatório os primatas não humanos. Em relação à Febre Amarela silvestre, são verdadeiras as seguintes afirmativas, EXCETO:
A exposição direta ou indireta a materiais biológicos é comum na área da enfermagem, fato esse que se intensificou com o advento da pandemia de Covid-19, principalmente pela alta transmissibilidade do vírus. Nesse contexto, muitas notícias na mídia acerca da vulnerabilidade dessa categoria profissional e à falta de EPIs foram evidenciadas, como podemos ver exposta na seguinte matéria da revista Super Interessante:

Fonte: https://super.abril.com.br/ciencia/covid-19-brasil-lidera-ranking-mundial-de-enfermeiros-mortos/
Mais recentemente, o COFEN vem apresentando os dados da infecção do Covid-19 por Estado, em um observatório específico para acompanhamento:


Nesse cenário, no âmbito da assistência às doenças infecciosas, analise as afirmações a seguir:

I. Além dos riscos biológicos que são habituais, a Covid-19 trouxe aos profissionais de enfermagem um alto risco biológico de consequências devastadoras para a sociedade, exigindo dos profissionais a exata utilização dos EPIs, uma vez que a Covid-19 possui uma alta transmissibilidade. II. O código de ética dos profissionais de enfermagem assegura o direito ao uso dos EPIS aos profissionais de enfermagem em referências às relações com as organizações empregadoras em seu Art.63, assegurando o profissional: “desenvolver suas atividades profissionais em condições de trabalho que promovam a própria segurança e a da pessoa, família e coletividade sob seus cuidados, e dispor de material e equipamentos de proteção individual e coletiva, segundo as normas vigentes”. III. Segundo o código de ética dos profissionais de enfermagem, o profissional deve desenvolver suas atividades profissionais na falta de material ou equipamentos de proteção individual e coletiva definidos na legislação específica, sendo assegurado a continuidade do cuidado à população. IV. Os casos reportados se concentram em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, sendo menores os casos de infecção em estados como em Alagoas e Amapá.
Em relação ao exposto, está correto o que se afirma

Considere o caso a seguir:


Paciente do sexo masculino,32 anos, servente de obra. Vem ao ambulatório com queixa de lesão com alteração de sensibilidade (“mancha dormente”) na pele. Ainda à anamnese, nega outra pessoa da família com doença de pele e afirma que essa mancha apareceu há mais de seis meses e que não altera quando à exposição solar diária. É procedente de área endêmica para Hanseníase.

Exame Físico: Altura: 1.78m - Peso: 78kg - PA: 130/75mmHg

- Cor: parda.

Exame dermatológico: Pele íntegra em quase toda a extensão do tegumento, exceto por apresentar calosidades importantes localizadas em ambas as mãos, inclusive com fissura na mão direita. Há lesão hipocrômica localizada na face posterior e interna da mão direita, com limites externos imprecisos. Nega dor, prurido, queixando-se de leve e ocasional formigamento no local. Não há descamação.


Com base no caso, assinale a alternativa correta.

Paciente feminina,25 anos, foi diagnosticada com Dengue. Procurou o serviço de saúde com queixa de febre (38°C), mialgia, cefaleia, náusea e sangramento das gengivas. Pelos sinais descritos para esse caso, qual é o único considerado um sinal de alarme na Dengue?