Filtrar


Questões por página:
Durante uma expedição de campo, os estudantes observaram um ecossistema inicialmente em equilíbrio: composto por gramíneas, arbustos, insetos, pequenos roedores, cobras e aves de rapina. No entanto, após o aumento do uso de pesticidas nas lavouras, houve uma grande redução na população de insetos. Pouco tempo depois, também se observou a diminuição de aves e cobras na região. Com base nas relações ecológicas envolvidas e nos conceitos de fluxo de energia e matéria, indique a alternativa que explica corretamente o impacto da redução de insetos no ecossistema observado.
Durante uma visita a uma estação de tratamento, os alunos observaram as etapas utilizadas para tornar a água potável e os processos usados para tratar o esgoto antes de devolvê-lo ao meio ambiente. A professora reforçou que compreender esses processos é essencial para o desenvolvimento da consciência ambiental, a promoção da saúde pública e o exercício da cidadania. Considerando esses conhecimentos, assinale a alternativa correta.
Visualizar Questão Comentada
As mudanças climáticas envolvem alterações nos padrões globais de temperatura, chuvas e fenômenos atmosféricos, provocadas principalmente por ações humanas como a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento. A respeito do impacto das mudanças climáticas sobre a biodiversidade, é correto afirmar que
As bactérias que são dominantes na rizosfera e que até podem colonizar a raiz ou invadir outras partes da planta, onde podem ser endófitas, ao menos durante certas épocas de seu ciclo vital, beneficiam o desenvolvimento de suas hospedeiras, aumentando seu crescimento e sua produtividade, e podem atuar por meio de mecanismos muito variados, essas bactérias são denominadas Rizobactérias Promotoras de Crescimento de Plantas (RPCP). Sobre os principais mecanismos de atuação das RPCP, assinale a alternativa que NÃO apresenta uma de suas atuações.
Visualizar Questão Comentada

Leia o poema “A Árvore da Serra” (1912), de Augusto dos Anjos:

A Árvore da Serra

— As árvores, meu filho, não têm alma!

E esta árvore me serve de empecilho...

É preciso cortá-la, pois, meu filho,

Para que eu tenha uma velhice calma!


— Meu pai, por que sua ira não se acalma?!

Não vê que em tudo existe o mesmo brilho?!

Deus pôs almas nos cedros… no junquilho…

Esta árvore, meu pai, possui minh'alma!...


— Disse — e ajoelhou-se, numa rogativa:

“Não mate a árvore, pai, para que eu viva!”

E quando a árvore, olhando a pátria serra,


Caiu aos golpes do machado bronco,

O moço triste se abraçou com o tronco

E nunca mais se levantou da terra.


A partir do poema, pode-se evocar a simbologia da árvore como elemento vital para o equilíbrio dos ecossistemas. Considerando os impactos ambientais associados à retirada inadequada de árvores em áreas de mananciais e serras, assinale a alternativa INCORRETA.