Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Em um determinado ecossistema, a luz absorvida pelos autótrofos na cadeia alimentar é igual a 410.000 kcal/m2/ano. Sabe-se que 390.000 kcal/m2/ano são gastos na fotossíntese, sobrando uma Produção Primária Bruta (PPB). Parte da PPB é usada na respiração e, portanto, gasta pelo próprio autótrofo na sua manutenção. A matéria orgânica não utilizada na respiração é incorporada aos tecidos dos autótrofos, estando disponível para os níveis tróficos seguintes que correspondem à Produtividade Primária Líquida (PPL) que é de 8.000 kcal/m2/ano. A energia perdida pelos produtores primários (autótrofos) nesse ecossistema com a respiração corresponde a:

A figura ilustra uma cadeia alimentar em que os seres vivos de cada nível trófico estão representados com letras do alfabeto:


Imagem associada para resolução da questão


Considerando a cadeia alimentar, assinale a afirmativa INCORRETA.

O padrão de espaçamento em que os indivíduos de uma população se encontram agrupados, frequentemente devido a condições ambientais favoráveis ou comportamentos sociais, é conhecido como dispersão:
Visualizar Questão Comentada
Os conhecimentos sobre arborização urbana têm o objetivo de ser uma ferramenta de orientação, difusão e sensibilização frente ao importante papel das árvores no ambiente urbano.

De acordo com os conhecimentos sobre arborização urbana,
O elemento químico nitrogênio é fundamental na formação de unidades monoméricas como os aminoácidos e os nucleotídeos. A atmosfera é um reservatório enorme de nitrogênio, porém, ele está numa forma quimicamente inerte (N2), ou seja, não pode ser usado pela maioria dos organismos devido à alta energia necessária para quebrar a ligação tripla que há entre dois nitrogênios.

(Michael L. Cain et al. Ecologia,2011. Adaptado)

Considerando que as queimadas de ações antrópicas afetaram as populações de bactérias Nitrosomonas e Nitrobacter, haveria prejuízo ao ciclo do nitrogênio devido ao fato de que a ausência desses organismos impede a