Filtrar


Questões por página:

BC acelera ritmo e sobe juro para 11,75% ao ano

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central acelerou o ritmo de alta e subiu a taxa básica de juros da economia em 0,5 ponto percen tual nesta quarta-­feira (3 de dezembro), de 11,25% para 11,75% ao ano. Em outubro, os juros tinham avançado menos: 0,25 ponto percentual. Esse foi o segundo aumento seguido da taxa Selic, que está no maior patamar em três anos.

(G1, 3 dez.14. Disponível em < http://goo.gl/Xz34C0>. Adaptado)

O Banco Central justificou a sua decisão por conta

Visualizar Questão Comentada

Os eventos dos últimos meses podem reverter a tendência de recuperação da economia brasileira observada no primeiro semestre, trazendo um cenário desafiador para os próximos meses. Há um viés de baixa nas projeções de crescimento para o segundo semestre, e a inflação deve se manter pressionada. Os fundamentos estruturais do país ainda são favoráveis, de forma que o Brasil pode continuar sendo um importante destino de investimentos globais. Mas é preciso reforçar o foco no equilíbrio macroeconômico e no aumento da eficiência da economia.

(Equilíbrio para resgatar a confiança, Caio Megale, p. 26, América Economia, Agosto, 2013)

Considerando a importância da relação entre os países para o desenvolvimento da economia e a existência de Blocos Econômicos, a respeito do Mercosul é INCORRETO afirmar:

Sobre o tema blocos econômicos, assinale a alternativa correta.
A partir da análise das transformações no mundo do trabalho, considere as seguintes características:

1. Desnacionalização da economia.

2. Enfraquecimento das instituições políticas de mediação entre sociedade civil e Estado, especialmente partidos políticos e sindicatos.

3. Trânsito da sociedade do emprego para a sociedade do trabalho.

4. Disseminação do novo paradigma de organização das corporações em nível mundial.

A realidade brasileira, a partir da metade dos anos 1990, apresenta como características:

O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foi lançado pelo governo Lula no dia 28 de janeiro de 2007. Hoje, no governo de Dilma Rousseff, o programa encontra-se na sua segunda fase, denominado de PAC2. O principal objetivo anunciado nessa nova fase do programa consiste em