Filtrar


Questões por página:

    A grande crise da economia global começa a ser percebida como uma série de eventos encadeados, mas imprevisíveis, sem que se conheça onde será o próximo ataque. A dívida pública dos EUA, Japão, Inglaterra, dos países da Zona do Euro, sobretudo os mediterrâneos, como Portugal, Espanha, Itália e Grécia, está entre o espanto e o terror.

Antônio Machado. Europa em Chamas. In: Correio Braziliense, 15/5/2010, p.19 (com adaptações).

Acerca do tema abordado pelo texto e de outros a ele relacionados, assinale a alternativa correta.

No que concerne ao atual panorama da economia brasileira e suas inúmeras implicações nacionais e internacionais, assinale a alternativa correta.
Começa a configurar-se na América do Sul um novo bloco econômico, o Mercado Integrado Latino-Americano (MILA), também denominado Aliança do Pacífico, que, segundo a revista The Economist, pode mostrar a investidores internacionais que o Brasil não é a única alternativa interessante na região.

Em relação ao tema abordado, assinale a alternativa que apresenta os países que formam o MILA, ainda em construção.
mostrar texto associado
Com base nos dados do gráfico, assinale a alternativa que indica uma tendência da economia brasileira.

O Mar da China Neridional é uma encruzilhada, onde se enfrentam atualmente os interesses da China, dos EUA e dos países do sudeste asiático.



Com base no mapa, analise as afirmativas a seguir.

I. A maior presença de navios de guerra e pesqueiros chineses e as iniciativas de turismo nas ilhas Paracel têm causado protestos do Vietnã.
II. A exploração de gás e petróleo, nas águas das ilhas Spratly e Paracel, tem sido foco de tensão entre Hanoi e Pequim.
III. A aproximação entre o Vietnã e as Filipinas tem enfrentado a oposição dos EUA, favoráveis ás aspirações expansionistas de Pequim.

Assinale: