Filtrar


Questões por página:
Leia as afirmativas a seguir:
I. A educação de jovens e adultos não requer um quadro de professores preparados para atuar de forma que não venha apenas suprir ou compensar a escolaridade perdida do aluno, mas como forma de garantir sua permanência na escola e a continuação de seus estudos.
II. O servidor público tem o compromisso social e moral de zelar pela imagem do serviço público.
III. A utilização e a organização do espaço escolar e do tempo refletem a concepção pedagógica e interferem diretamente na construção da autonomia do educando.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Na educação de jovens e adultos, o jovem e o adulto que procuram esta modalidade de ensino já trazem consigo experiências de vida e conhecimentos informais acumulados historicamente.
II. Entre as tecnologias utilizadas na educação a distância, pode-se citar os softwares de gestão de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA).
III. O professor que atua na educação de jovens e adultos não deve ver o educando como sujeito na construção do próprio conhecimento, mediante a compreensão dos processos de trabalho, de criação, de produção e de cultura.
Marque a alternativa CORRETA:

Julgue o item que se segue.


As diretrizes operacionais para a Educação de Jovens e Adultos especificam que programas de EJA devem ser completamente separados e desvinculados de iniciativas de alfabetização infantil, como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, para evitar a mistura de metodologias e públicos com diferentes necessidades educacionais.

Julgue o item subsequente.


Além de abordar a alfabetização de crianças, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada reconhece a importância da educação continuada e da alfabetização de adultos, prevendo ações complementares para grupos específicos, como educação de jovens e adultos, educação especial, educação bilíngue de surdos, entre outros, refletindo um compromisso abrangente com a educação inclusiva.

Julgue o item subsequente.


De acordo com o Decreto Federal 11.556/23, a implementação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada visa exclusivamente à alfabetização de crianças, negligenciando a importância da educação continuada e da alfabetização de adultos, resultando em lacunas educacionais significativas na população adulta.