Filtrar


Questões por página:
A história da educação de jovens e adultos no Brasil está marcada pela exclusão de uma população que vem, ao longo dos anos, impossibilitada de acessar os saberes produzidos nas diferentes áreas do conhecimento. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.


( ) A alfabetização de jovens e adultos ainda tem se constituído como um desafio a ser superado por gestores, professores e pela sociedade em geral.
( ) A execução das políticas educacionais de acordo com a história, eram voltadas para a oferta de uma alfabetização como estratégia para o aumento de eleitores.
( ) A educação de jovens e adultos se caracteriza, atualmente, por uma concepção compensatória que visa, somente, a formação de mão de obra.
( ) A educação de jovens e adultos, contemplada na LDB de 1996 como modalidade de ensino, estimula o acesso da população com vistas à melhoria de sua qualidade de vida.
( ) Além da oferta do ensino fundamental e médio, é previsto a integração da EJA a cursos de Educação Profissional.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
Acerca das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino e das operacionais para a Educação de Jovens e Adultos, julgue o item a seguir.
A proposta pedagógica das unidades escolares de ensino médio deverá traduzir aquela construída coletivamente.
Acerca das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino e das operacionais para a Educação de Jovens e Adultos, julgue o item a seguir.
A obrigação de o ensino médio assegurar a função formativa para os estudantes está restrita aos adolescentes.
Sobre a afetividade no processo de Educação de Jovens e Adultos (EJA), analise as assertivas abaixo:

I. É o vínculo inicial que se estabelece entre o sujeito e as pessoas do ambiente, constituindo as manifestações iniciais de estados subjetivos.
II. É conhecida como “Pedagogia da Emoção”.
III. A produção do conhecimento é um processo que ocorre a partir da relação que se estabelece entre o sujeito e o objeto em questão.
IV. O professor assume uma postura pedagógica sempre a favor do aluno.

Quais estão corretas?
A formação do professor é um procedimento complexo de construção de um saber e de preparação para sua adequada transmissão aos estudantes .(Pinto,1990)

Para definir o perfil do educador da EJA, “não basta aproveitar os professores de fundamental e médio, dando a eles uma certa ‘reciclagem’ para que, emvez de falarem ‘criança’ ou ‘adolescente’, eles usem as palavras ‘jovem’ou ‘adulto’, umprocedimento comum em algumas administrações de ensino municipais e estaduais'' (Bedoya eTeixeira,2008).

Assim, é importante: