Filtrar


Questões por página:
A reentrada no sistema educacional de trabalhadores e outros segmentos sociais como donas de casa, migrantes, aposentados, encarcerados que, por algum motivo escolar, social, profissional, tiveram uma interrupção forçada possibilita aos indivíduos novas inserções no mundo do trabalho, na vida social e em todos os canais de participação, é uma das funções da Educação de Jovens e Adultos estabelecida pelas orientações dessa modalidade de ensino, chamada função
Leia o fragmento de texto.
O aluno da Educação de Jovens e Adultos está inserido no mundo do trabalho e nas relações interpessoais de um modo diferente daquele da criança e do adolescente. Ele traz consigo uma história mais longa (e, provavelmente, mais complexa) de experiências, conhecimentos acumulados e reflexões sobre o mundo externo, sobre si mesmo e sobre as outras pessoas (OLIVEIRA,2001). Adultos aprendem de modo diferente, visto que já são independentes, desenvolvem diversos papéis sociais, com experiências e responsabilidades no trabalho, na esfera familiar e na vida social, por isso é preciso desenvolver estratégias diferenciadas e significativas que deem sentido à aprendizagem.
Na Educação de Jovens e Adultos, o professor deverá
I. estruturar, de modo rigoroso, o tempo de aprendizagem de cada educando. II. impulsionar a ação coletiva, a participação e a dialogicidade entre os educandos. III. priorizar, apenas, a fundamentação dos aspectos técnicos dos métodos de ensino. IV. prestar atenção às diversidades, propondo aulas correspondentes com a realidade.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS
Garantida pela Constituição como um direito do aluno, a EJA deve propiciar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem; desse modo, o currículo deve ser pensado e planejado de forma a possibilitar o acesso e a permanência do aluno, o que implica necessariamente o desenvolvimento de práticas pedagógicas que:
O artigo 7 da Resolução CNE/CEB n° 01/2000 trata da idade mínima para a inscrição e realização de exames supletivos de conclusão do ensino fundamental, que é
Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, mais da metade dos brasileiros de 25 anos ou mais não concluiu a educação básica. Nesse contexto, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) surge como uma forma de contornar a problemática educacional, pois se trata de uma iniciativa governamental que confere ao aluno o diploma de educação básica ao propor medidas educacionais focadas em: