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A infância é vista como uma fase negativa, que deve correr, sim, mas que deve passar. Deve terminar para dar espaço para o aparecimento do adulto enquanto antítese da criança. A infância, nessa acepção, é a época da rebeldia, e então a criança deve ser conduzida da heteronomia à autonomia por meio de regras exteriores, postas pelo adulto. A autonomia e a individualidade nascem de “fora para dentro”. (...) A finalidade da educação é fazer com que a fase negativa da infância passe brevemente e possibilite ao homem surgir a partir das regras do homem (adulto) sobre o homem (a criança) – ou seja, que o homem possa vir a surgir da criança, negando-a.
GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. História da educação brasileira [livro eletrônico].1. Ed. São Paulo: Cortez,2021, p.19.
Essa perspectiva acerca da infância possui uma ligação com determinada filosofia da educação, a partir da qual extrai suas premissas elementares.
Assinale a opção que a identifica corretamente.
GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. História da educação brasileira [livro eletrônico].1. Ed. São Paulo: Cortez,2021, p.19.
Essa perspectiva acerca da infância possui uma ligação com determinada filosofia da educação, a partir da qual extrai suas premissas elementares.
Assinale a opção que a identifica corretamente.
Questão Anulada
O senso comum pedagógico manifesta um entendimento idealista do que seja o conhecimento. É como se o conhecimento não tivesse história e não contivesse acertos e erros. O que se diz é assumido, como se sempre tivesse sido assim. No entanto, o conhecimento tem história, está eivado de desvios por interesses de uns ou de outros. Nasceu e continua nascendo de um determinado momento no tempo e terá uma duração.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez,2021, p.128 (adaptado).
Contrariando essa posição idealista descrita no início do texto acima, e assumindo uma perspectiva crítica, na contramão do senso comum pedagógico, pode-se inferir que o conhecimento
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez,2021, p.128 (adaptado).
Contrariando essa posição idealista descrita no início do texto acima, e assumindo uma perspectiva crítica, na contramão do senso comum pedagógico, pode-se inferir que o conhecimento
O debate atual da autonomia escolar enraíza-se no processo dialógico de ensinar dos primórdios da filosofia grega. No diálogo entre Sócrates e Ménon acerca da questão “se a virtude podia ser ensinada”, numa praça de Atenas, o mestre Sócrates insiste que o escravo Ménon deve procurar, nele, mesmo, a resposta. Educar significa, então, capacitar, potencializar, para que o educando seja capaz de buscar a resposta do que pergunta, significa formar para a autonomia.
GADOTTI, Moacir. Escola Cidadã. São Paulo: Cortez,2002, p.9.
A construção de uma educação pautada pela autonomia pressupõe
GADOTTI, Moacir. Escola Cidadã. São Paulo: Cortez,2002, p.9.
A construção de uma educação pautada pela autonomia pressupõe
Ora, se a educação está intimamente vinculada à filosofia de cada época, que lhe define o caráter, rasgando sempre novas perspectivas ao pensamento pedagógico, a educação nova não pode deixar de ser uma reação categórica, intencional e sistemática contra a velha estrutura do serviço educacional, artificial e verbalista, montada para uma concepção vencida. Desprendendo-se dos interesses de classes, a que ela tem servido, a educação perde o "sentido aristológico", para usar a expressão de Ernesto Nelson, deixa de constituir um privilégio determinado pela condição econômica e social do indivíduo, para assumir um "caráter biológico", com que ela se organiza para a coletividade em geral, reconhecendo a todo o indivíduo o direito a ser educado até onde o permitam as suas aptidões naturais, independente de razões de ordem econômica e social.
O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova,1932.
Assinale a opção que apresenta uma das características da proposta educacional do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.
O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova,1932.
Assinale a opção que apresenta uma das características da proposta educacional do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.
Concurso:
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Disciplina:
Pedagogia
Analise as informações a seguir:
I. A Pedagogia Liberal enfatiza o preparo do indivíduo para o desempenho de papeis sociais, de acordo com as aptidões individuais.
II. A Pedagogia Progressista enfrentas as complexidades de institucionalizar-se numa sociedade capitalista, por isso se constitui num instrumento de luta dos professores ao lado de outras práticas sociais.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A Pedagogia Liberal enfatiza o preparo do indivíduo para o desempenho de papeis sociais, de acordo com as aptidões individuais.
II. A Pedagogia Progressista enfrentas as complexidades de institucionalizar-se numa sociedade capitalista, por isso se constitui num instrumento de luta dos professores ao lado de outras práticas sociais.
Marque a alternativa CORRETA: