Filtrar


Questões por página:
Ao brincar a criança pode ressignificar sua história e suas relações, pode remontar seu lugar na teia simbólica que a envolve. Em termos cognitivos, é por meio do brincar que a criança vai estabelecer ações lógicas, como seriar, classificar, ordenar, parear. O brincar ______ é uma representação da inapropriação do campo da linguagem e da expressividade possível da criança. O esvaziamento simbólico presente na brincadeira nos reflete uma ausência de investimento da criança no seu fazer, no seu brincar, consequentemente, dos investimentos que ela própria recebe. O brincar ______, que apenas transporta objetos de um lado a outro, mostra um brinquedo que não ganha significado para quem com ele brinca (ROTTA; BRIDI FILHO; FILHO,2015).
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
O lúdico é uma maneira dinâmica e prazerosa de se aprender algo, pois os jogos e brincadeiras na ação psicopedagógica servem justamente para instigar o indivíduo ao desejo de aprender. O brincar estimula o desenvolvimento da criatividade nas práticas dos professores nos diversos espaços em que eles estão inseridos, não estando presente apenas na vida das crianças, mas também nas do jovem, do adulto e do idoso, tendo-se em consideração cada indivíduo com suas potencialidades e singularidades (SANTOS; SANTOS; ARAÚJO,2020). Acerca do uso das técnicas lúdicas pelo psicopedagogo, assinale a alternativa incorreta.
Ao brincar, as crianças vivem de modo lúdico situações do cotidiano, o que favorece:
A atividade de brincar tem importância fundamental na formação da criança, entre outras razões, porque
“O lúdico (jogo, brincadeira) é a característica fundamental do ser humano” (LIMA,2004, p.33). Assim, pode-se afirmar que, em cada etapa de seu desenvolvimento, a criança brinca e joga: