Filtrar


Questões por página:

No aprender brincando, a criança vai assumindo sua realidade, seu meio social, sua linguagem, seus usos e costumes que são importantes à sua socialização. A lei da liberdade sempre deve estar presente no ato de brincar e a multiplicidade de formas e materiais induz a criança a:


I. Pensar e desenvolver sua capacidade criadora.

II. Ter iniciativa própria e despertada sua alegria no experimentar e no descobrir.

III. Ampliar a capacidade de expressão estabelecendo vínculos de amizade e de vida grupal.

IV. Realizar a aprendizagem desenvolvendo suas aptidões seguindo as orientações dos pais.

V. Construir um confronto com o meio ambiente, no nível da pré-realidade, para ela aprender.


Estão corretas as afirmativas:

O lúdico é apresentado como recurso da criança para se comunicar, para se relacionar como o outro e para compreender a si mesma e o que está a sua volta de modo a contribuir com o seu processo de desenvolvimento. Diante dessa afirmação, assinale a alternativa INCORRETA a seguir:

A dimensão simbólica representa a possibilidade de construção de imagens e a busca de sentidos e significados no mundo natural e sócio - cultural. Desse modo, é primordial para que a criança consiga representar o que percebe e atribua um significado similar ou distinto, portanto um instrumento que a auxilia a alcançar aprendizagens mais complexas. Assim, essa dimensão simbólica aparece de modo privilegiado, (SARMENTO,2004) Atribua valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as afirmativas a seguir.


( ) Na fantasia do real, que representa uma forma particular de compreensão do mundo.

( ) Na interatividade da forma da criança se relacionar com outras crianças.

( ) No processo de reiteração, o uso de tempo recursivo.

( ) Na fantasia do real, uma forma da criança transpor o mundo real, construindo - o de forma imaginativa.

( ) Como ludicidade, pura imaginação.


Assinale a alternativa que apresente, de cima para baixo, a sequência correta:

Nas últimas décadas, o surgimento de novas tecnologias proporcionou mudanças nas práticas pedagógicas e nas escolas. A respeito da utilização de calculadora em sala de aula, é verdadeiro o que se afirma em:
Numa sala de aula do primeiro ano do ciclo inicial do ensino fundamental, a professora da turma quis que seus alunos agissem diretamente sobre os objetos, para que, a partir disso, ela pudesse auxiliá-los na construção de noções que são fundamentais para criança entender o conceito de número. Para isso, planejou uma atividade lúdica em que as crianças deveriam distribuir sucos para seus amigos que possuíam copos de diferentes tamanhos e formatos. A fim de problematizar a brincadeira, a professora propôs que todas as crianças deveriam ter a mesma quantidade de suco em seus copos. Ao propor tal atividade a professora teve como objetivo trabalhar a noção de: