Filtrar


Questões por página:

Julgue o item que se segue.


Como atividade dominante na infância, tendo em vista as condições concretas da vida das crianças, a brincadeira pode ser uma das formas pelas quais estas começam a aprender. Dessa forma, a brincadeira poderá configurar-se como espaço de diagnóstico dos interesses e necessidades infantis e se transformar em espaço de experimentação e estabilização de conhecimentos e afetos, por meio das interações entre crianças e adultos, possibilitando a criação de um vínculo com o trabalho nas diferentes áreas do conhecimento.

Julgue o item que se segue.

O processos de avaliação, na Educação Infantil, pressupõe uma proposta pedagógica que vise a levar em conta a diversidade de interesses e possibilidades de exploração do mundo pela criança, respeitando sua própria identidade sociocultural, e proporcionando-lhe um ambiente interativo, rico em materiais e situações a serem experienciadas; um professor curioso e investigador do mundo da criança, agindo como mediador de suas conquistas, no sentido de apoiá-la, acompanhá-la e favorecer lhe novos desafios; um processo avaliativo permanente de observação, registro e reflexão acerca da ação e do pensamento das crianças, de suas diferenças culturais e de desenvolvimento, embasado do repensar do educador sobre o seu fazer pedagógico.

Julgue o item que se segue.


A ludicidade é uma necessidade da criança, pois, para que ela se desenvolva integralmente, precisa brincar livremente. Por isso, a brincadeira da criança na escola é totalmente livre, pois essa liberdade é única e exclusivamente da criança e, por conseguinte, não do educador.

Julgue o item que se segue.


A compreensão sobre a importância do ato de brincar, nas aprendizagens e no desenvolvimento das crianças, é fundamental para que os professores valorizem e planejem brincadeiras no cotidiano e nos contextos de aprendizagem. Pode-se afirmar que as práticas pedagógicas que promovem a aprendizagem e o desenvolvimento na etapa da Educação Infantil são aquelas que respeitam e valorizam a forma peculiar da criança se expressar e aprender sobre o mundo, a cultura, as pessoas, as relações e sobre si mesmas. Essa aprendizagem se dá por meio de brincadeiras, de experiências provocadoras de investigação, permeadas por interações de qualidade e por relações de vínculo seguras e estáveis.

mostrar texto associado
Para a infância, a presença dos aspecto lúdico e divertido no ensino da arte é de grande importância no processo de aprendizagem. Também por meio do ensino da arte a criança pode ter ampliadas as possibilidades de desenvolvimento de habilidades para criar, criticar e sentir.