Filtrar


Questões por página:
No ambiente escolar é de extrema importância trabalhar o lúdico com as crianças, que é capaz de produzir diversas habilidades no processo de aprendizagem instigando a(o):

Assinale a alternativa INCORRETA:
No diagnóstico, é INCORRETO afirmar que o jogo é um(a)
É papel indispensável a professores e gestores escolares refletirem acerca da importância da ludicidade na prática pedagógica como facilitadora do ensino aprendizagem.
Considerando esta afirmação está CORRETA a afirmação.

Leia as seguintes afirmações.


São razões que levam os educadores a recorrerem às atividades lúdicas e a utilizá-las como um recurso no processo de ensino aprendizagem:


I. As atividades lúdicas correspondem a um impulso natural da criança e, neste sentido, satisfazem uma necessidade interior, pois o ser humano apresenta uma tendência lúdica.

II. O lúdico apresenta dois elementos que o caracterizam: o prazer e o esforço espontâneo. Ele é considerado prazeroso, devido a sua capacidade de absorver o indivíduo de forma intensa e total, criando um clima de entusiasmo. Em virtude desta atmosfera de prazer dentro da qual se desenrola, a ludicidade é portadora de um interesse intrínseco, canalizando as energias no sentido de um esforço total para consecução de seu objetivo. Portanto, as atividades lúdicas são excitantes, mas também requerem um esforço voluntário;

III. As situações lúdicas mobilizam esquemas mentais. Sendo uma atividade física e mental, a ludicidade aciona e ativa as funções psico-neurológicas e as operações mentais, estimulando o pensamento.


Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

Brincadeiras no espaço interno e externo da instituição infantil, roda de história e de conversas, ateliês ou oficinas de desenho, pintura, modelagem e música, atividades diversificadas ou ambientes organizados por temas ou materiais à escolha da criança, para uso individual ou em grupos e cuidados com o corpo são exemplos de atividades que respondem às necessidades básicas de cuidados, aprendizagem e de prazer para as crianças, cujos conteúdos necessitam de uma frequência regular, diária ou semanal, e, em cada grupo de crianças, depende das prioridades elencadas a partir da proposta curricular, dentro da organização do tempo na educação infantil. Essas tarefas são chamadas de