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Disciplina:

Pedagogia

Assunto:

Educação e Ludicidade

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Brincar é um direito da criança. Por isso, a criação de ambientes educativos especialmente planejados, que ofereçam oportunidades de qualidade para brincadeiras e interações é um desafio para os profissionais que atuam com crianças pequenas. Como propõe o manual “Brinquedos e Brincadeiras de Creches”, produzido pelo Ministério da Educação (MEC), ao comprar um brinquedo para uso de crianças pequenas e bebês, a equipe pedagógica da instituição de educação infantil precisa verificar se:
Na educação infantil, segundo os preceitos legais vigentes, conviver, brincar, participar, explorar, comunicar e conhecer-se são:
De acordo com pesquisas na área da educação, “o movimento de furto do lúdico do período da infância se apresenta hoje em todas as camadas sociais” (ANGOTTI,2010, p.106), sendo necessária a garantia do direito de brincar que toda criança tem. Nesse sentido, cabe às instituições de educação infantil:
“Atualmente, as crianças têm sido marcadas pela principal atividade infantil, “o brincar”, que tem se demonstrado relevante na formação das mesmas, sendo uma estratégia de ensinar e aprender, pois demonstra características comportamentais fundamentais para a faixa etária na qual seja desenvolvida.” (Louchard e Louchard,2015, p.16).
Sobre a ludicidade no processo de ensino-aprendizagem infantil, assinale a alternativa correta.
O brincar heurístico traz diversos benefícios para as crianças, incluindo:
I. Desenvolvimento cognitivo. II. Desenvolvimento motor. III. Estímulo à criatividade. IV. Desenvolvimento socioemocional.
Quais estão corretas?