Filtrar


Questões por página:
Os estudos empreendidos pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS, 2011) sobre a inserção do Assistente Social na política educacional indicam, como elementos decisivos para a organização e a condução do trabalho deste profissional,

I. a construção de um projeto de intervenção que atualize o progressivo confronto teórico com a realidade.

II. o desenvolvimento e a aplicação das políticas educacionais, de acordo com critérios previamente definidos.

III. a apropriação e o aprofundamento das produções teóricas sobre a realidade educacional brasileira.

Assinale:
Sobre as funções que o Assistente Social deverá desenvolver no âmbito da Educação, analise as afirmativas a seguir.

I. Deve estar articulado com instituições públicas, privadas, assistenciais e organizações comunitárias locais, com vistas ao encaminhamento de pais e alunos para atendimento de suas necessidades.

II. Deve elaborar e executar programas sócio-familiares visando a prevenir a evasão escolar, melhorar o desempenho do aluno e a formação para o exercício da cidadania.

III. Deve garantir o acesso e a permanência de estudantes na escola, desde que comprovem carência socioeconômica familiar.

Assinale:
De acordo com o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS, 2001), no âmbito educacional, “A contribuição do Serviço Social consiste em identificar os fatores sociais, culturais e econômicos que determinam os processos que mais afligem o campo educacional no atual contexto (...)”.

A partir desta assertiva, assinale a alternativa que corresponde à atribuição do Assistente Social na Educação.
Ao analisar a inserção contemporânea do Serviço Social na Educação, o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) destaca que “Esta inserção supõe a referência a uma dada concepção de educação que assuma sintonia, coerência com a direção hegemônica do projeto ético-político profissional”.

Nesta perspectiva, impõe-se
mostrar texto associado
A atuação do assistente social no âmbito das instituições tem sido marcado pela dimensão interdisciplinar. Ao ser chamado para compor um grupo interdisciplinar que tem como responsabilidade a coordenação de processos de educação permanente, o profissional deve

I. compreender a educação permanente na perspectiva da gestão participativa e do projeto ético político profissional, melhorando o protagonismo dos sujeitos no cotidiano do trabalho.

II. compreender como uma estratégia que corrobora para as mudanças institucionais, incluindo o fluxo de informação e comunicação e, por conseguinte, as relações de trabalho.

III. concentrar-se na capacitação técnica para que haja mais eficiência no trabalho, sem, contudo, construir um arcabouço teórico que leve à indução teórico prática, pois cada dia mais a eficiência se mede pela capacidade de garantir a neutralidade instrumental.