Filtrar


Questões por página:
Um aluno tem deficiência visual e, portanto, tem dificuldade para enxergar as letras no teclado convencional. As afirmativas a seguir elencam recursos de acessibilidade de computador que podem atender às necessidades do aluno, à exceção de uma. Assinale-a.

Observe os itens a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


As imagens exibem equipamentos destinados a aumentar, manter ou melhorar habilidades de pessoas com algum tipo de deficiência.

As imagens 1,2 e 3 retratam, respectivamente,

As famílias de indivíduos com necessidades especiais, associadas ou não a deficiência, tendem a se sentir isoladas e desamparadas para administrar as dificuldades que se apresentam em tal situação.


Este cenário pode ser explicado pelos fatores listados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.

Um aluno com deficiência pode ter dificuldade em realizar muitas das tarefas rotineiras na escola e, por isso, depende de um cuidador atento a suas necessidades e de um mobiliário adaptado, como uma mesa escolar com adequação postural.

Imagem associada para resolução da questão

As afirmativas a seguir descrevem corretamente a importância da postura adequada de alunos com disfunções neuromotoras para a aprendizagem, à exceção de uma. Assinale-a.

Inventando uma “tesoura mola”


No caso de uma criança com deficiência motora, que possui apenas a habilidade de fechar ou bater a mão, foi necessário adaptar o uso de tesouras para que ela possa fazer recortes, como exemplificado a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


É correto afirmar que, nesse caso, a tesoura mola