Filtrar


Questões por página:

Julgue o item que se segue.


A elaboração da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2006) fortaleceu o entendimento sobre a deficiência numa perspectiva social e de direitos humanos, como elemento da diversidade humana. Pelo texto da Convenção, as pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas.


mostrar texto associado
É vedada a participação dos estudantes com deficiência e de suas famílias nas diversas instâncias de atuação da comunidade escolar, conforme previsto na Lei Federal nº 13.146/2015.
mostrar texto associado
A educação inclusiva assume um espaço central no debate acerca do papel da escola na superação da lógica da exclusão na sociedade contemporânea, pois reconhece que as dificuldades enfrentadas nos sistemas de ensino evidenciam a necessidade de confrontar as práticas discriminatórias e criar alternativas para superá-las.
mostrar texto associado
A presença da criança autista dispensa qualquer reconfiguração do espaço escolar, pois esse ambiente padronizado propicia a recriação das práticas educacionais tradicionalmente estabelecidas, que sempre valorizaram o protagonismo de todos os alunos em detrimento do saber dos educadores.
mostrar texto associado
As crianças com deficiência intelectual precisam desenvolver preferencialmente atividades que trabalhem com a memorização e a decodificação das letras e seus respectivos sons.