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Como resultado da Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais, realizada em 1994, na cidade espanhola de Salamanca, a Declaração de Salamanca trata de princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. A Declaração de Salamanca foi um documento assinado por vários países e se constituiu como um importante marco na luta pelos direitos humanos, pela igualdade de oportunidades para todas as pessoas e pela participação social efetiva da pessoa com deficiência. A principal premissa a ser defendida por essa Declaração, com relação ao sistema de ensino, foi que a educação deve se organizar:
Analise as seguintes afirmações:
I. Uma nutrição insuficiente pode acarretar algumas deficiências, mas não chegam a prejudicar o aprendizado infantil. II. Infelizmente, nem sempre as escolas estão preparadas para atender as crianças. Profissionais despreparados e problemas na infraestrutura dificultam o ato de aprender. III. A atuação docente, tanto na condução da aula quanto nas relações interpessoais, leva às manifestações expressas ou reprimidas do aluno que afetam a aprendizagem. IV. As dimensões emocionais e cognitivas não exercem muita influência no processo de ensino-aprendizagem, embora sejam indissociáveis de tal processo.
Com base nas afirmações, assinale a alternativa correta.
A Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), considera pessoa com deficiência aquela que tem impedimento
Em 1994, foi realizada uma conferência de extrema importância para a Educação Especial, a qual proclamou que as escolas regulares seguissem orientações para uma orientação inclusiva, que combatesse com maior eficácia os meios discriminatórios, dando aos alunos especiais o direito ao acesso à escola regular. Essa Conferência deu origem à Declaração de
De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, os sistemas de ensino devem matricular todos os estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Dessa forma, cabe às escolas organizarem-se para o atendimento desses estudantes, garantindo as condições para uma educação de qualidade para todos, devendo considerar suas necessidades educacionais, pautadas nos princípios: