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Um aluno com deficiência pode ter dificuldade em realizar muitas das tarefas rotineiras na escola e, por isso, depende de um cuidador atento a suas necessidades e de um mobiliário adaptado, como uma mesa escolar com adequação postural.

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As afirmativas a seguir descrevem corretamente a importância da postura adequada de alunos com disfunções neuromotoras para a aprendizagem, à exceção de uma. Assinale-a.

Inventando uma “tesoura mola”


No caso de uma criança com deficiência motora, que possui apenas a habilidade de fechar ou bater a mão, foi necessário adaptar o uso de tesouras para que ela possa fazer recortes, como exemplificado a seguir.


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É correto afirmar que, nesse caso, a tesoura mola

Os números globais de indivíduos portadores de Transtornos do Espectro Autista (TEA) vêm aumentando significativamente, motivo pelo qual os cuidadores escolares precisam conhecer esse transtorno.

Com relação ao TEA, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


( ) Como o espectro autista pode comprometer habilidades motoras, é importante que o cuidador seja informado sobre os procedimentos terapêuticos em curso.

( ) Como a pesquisa sobre o diagnóstico e os medicamentos para o TEA permitem curar esse transtorno, cabe ao cuidador estar atualizado e contribuir para a involução da patologia.

( ) Como a qualidade de vida de estudantes com TEA melhora com procedimentos especiais, o cuidador é importante para auxiliar as competências de comunicação do estudante.


As afirmativas são, respectivamente,

O movimento mundial pela inclusão é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação.

(PORTAL MEC, portalmec.gov.br,2020).


A Política Nacional de Educação Especial (1994) traz qual definição para os educandos portadores de altas habilidades/superdotados?

O Art.27 da Lei Nº 13.146/15 observa que “A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.”
Está na incumbência do poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar: