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Os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN´s (Brasil/1997) apresentam critérios de avaliações para as aulas de Educação Física. De acordo com os PCN´s, no segundo ciclo, um dos critérios avaliativos apresentados trata de estabelecer relações entre a prática de atividades corporais e a melhora da saúde individual e coletiva. Assinale a alternativa CORRETA, quanto à pretensão desta avaliação.
Segundo Souza (in Pereira e Souza,2011), a prática da avaliação em Educação Física escolar tem sido predominantemente realizada de forma classificatória, autoritária e coercitiva. A autora ressalta que a avaliação deve ser um processo contínuo, envolvendo professores, alunos e família, sendo usada para diagnosticar as realidades e nortear a tomada de decisões do ambiente escolar. Assim, o processo de avaliação compreende que é necessário
Nas aulas de Educação Física, os conteúdos são essenciais para o desenvolvimento e a socialização dos alunos. Quanto maior sua abrangência, outras capacidades poderão ser trabalhadas, para além das cognitivas. De acordo com Darido e Souza Jr. (2007), quando o professor solicita que seus alunos realizem determinados exercícios em duplas e debatam sobre a importância do respeito ao limite de seu próprio corpo e ao do colega, ele está trabalhando os conteúdos na dimensão
Assinale a alternativa INCORRETA, no que diz respeito à aquisição das habilidades motoras fundamentais.
Na Educação Física, Cultura de Movimento significa
I - práticas corporais e motoras que se produzem e transformam em função de significados e intencionalidades. II - conjunto de linguagens, códigos e símbolos que influenciam e dinamizam o “se movimentar”. III - conjunto de significados/sentidos, símbolos e códigos que se produzem e reproduzem nas manifestações corporais e motoras. IV - práticas corporais e motoras que se produzem e se transformam em função de ações involuntárias dos praticantes.
Entre essas afirmações: