Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Logo após as Duas Grandes Guerras Mundiais, começa a surgir o modelo esportivista na Educação Física escolar, sendo que os principais aspectos abordados pelos professores eram o rendimento esportivo, recordes, competição ao extremo e vitória no esporte como sinônimo de sucesso pessoal. Neste momento da história, a pedagogia tecnicista era a que mais permeava as aulas dos professores de Educação Física.
“O tema do esporte na Educação Física Escolar brasileira sempre causou discussões, debates e pesquisas” (KUNZ,2016). Analise as afirmativas abaixo sobre o ensino dos esportes nas aulas de Educação Física.
1. Só deve ser realizado em locais padronizados e com materiais também padronizados e usados nas competições esportivas.
2. Para se alcançarem valores educacionais compatíveis para o desenvolvimento do esporte na escola ele precisa passar por uma profunda transformação de sua estrutura e princípios.
3. Deverá haver liberdade de agir dos estudantes, facilitando o descobrimento de formas de movimento individualmente significativas.
4. O objetivo deve ser exclusivamente o desenvolvimento dos gestos técnicos de cada modalidade esportiva.
5. O esporte deve ser compreendido, experimentado e transformado na escola, para que seu valor educacional possa se manifestar.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Sadi, Costa e Sacco (2008) trazem, em seu artigo: Ensino de esportes por meio de jogos: desenvolvimento e aplicações, a classificação da abordagem americana que envolve quatro categorias de jogos: jogos de invasão, jogos de rede/parede, jogos de rebatida/campo e jogos de alvo.
Qual é o jogo em que as decisões importantes estão baseadas nos seus limites físicos, como força, resistência, agilidade, e posicionamento do adversário?
González e Bracht (2012) trazem, em sua obra: Metodologia do ensino dos esportes coletivos, os tipos de esportes com e sem interação : “[ ] quando prestamos atenção às características que permitem a comparação entre adversários numa prova ou partida, podemos agrupar os esportes em sete tipos diferentes (três dentro do conjunto sem interação e quatro dentro do conjunto com interação )”.
Levando em conta o aspecto do movimento a ser avaliado, segundo os autores, leia as afirmativas abaixo classificando os esportes sem interação):
I. Esportes de marca são aqueles baseados na comparação dos registros dos índices alcançados em segundos, metros ou quilos.
II. Esportes técnico-combinatórios são aqueles em que a comparação do desempenho está centrada na beleza plástica e no grau de dificuldade do movimento, sempre respeitando certos padrões, códigos ou critérios estabelecidos nas regras.
III. Esportes de combate são caracterizados como disputas nas quais uns tentam vencer os outros por meio de toques, desequilíbrios, imobilização ou exclusão de um determinado espaço.
IV. Esportes de precisão são aqueles cujo objetivo principal é arremessar, bater, lançar um objeto, procurando acertar um alvo específico fixo ou movimento.
Estão corretas apenas as afirmativas
Voser e Giusti (2002, p.68), na obra: O futsal e a escola: uma perspectiva pedagógica afirmam : “Dentre todos os sistemas mais fáceis de ser aplicado na escola por ter um equilíbrio ofensivo e defensivo, não necessitando muitos deslocamentos combinados para que a bola consiga sair da defesa para a zona de ataque."
Qual item corresponde ao sistema de ataque citado acima?