González e Bracht (2012) trazem, em sua obra: Metodologia do ensino dos esportes coletivos, os tipos de esportes com e sem interação : “[ ] quando prestamos atenção às características que permitem a comparação entre adversários numa prova ou partida, podemos agrupar os esportes em sete tipos diferentes (três dentro do conjunto sem interação e quatro dentro do conjunto com interação )”.
Levando em conta o aspecto do movimento a ser avaliado, segundo os autores, leia as afirmativas abaixo classificando os esportes sem interação):
I. Esportes de marca são aqueles baseados na comparação dos registros dos índices alcançados em segundos, metros ou quilos.
II. Esportes técnico-combinatórios são aqueles em que a comparação do desempenho está centrada na beleza plástica e no grau de dificuldade do movimento, sempre respeitando certos padrões, códigos ou critérios estabelecidos nas regras.
III. Esportes de combate são caracterizados como disputas nas quais uns tentam vencer os outros por meio de toques, desequilíbrios, imobilização ou exclusão de um determinado espaço.
IV. Esportes de precisão são aqueles cujo objetivo principal é arremessar, bater, lançar um objeto, procurando acertar um alvo específico fixo ou movimento.
Estão corretas apenas as afirmativas