Filtrar


Questões por página:
A importância da aprendizagem em todos osníveis de escolaridade, principalmente naeducação infantil, quanto ao processo dealfabetização numa perspectiva de letramentotem intensificado para além da compreensãocomo ato de ler e escrever, mas comoaprendizagens significativas e de forma efetivacapazes de propiciar às crianças não apenas odesenvolvimento cognitivo, mas a aquisiçãoadequada de habilidades que serão usadas aolongo de toda a vida cidadã.


Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/ anais/linguas/2021/61bb8f0aa7092_16122 021161002.pdf. Acesso em: 29 mar.2024. (adaptado)





Considerando a abordagem do texto sobre os processos de alfabetização e letramento, à luz de teóricos precursores, avalie as afirmações a seguir:

I. Em termos de significados a alfabetização e o letramento são dois processos diferentes que ocorrem de forma indissociável e interdependente.

II. É na educação infantil que a alfabetização na perspectiva do letramento pode alcançar resultados favoráveis ao processo de leitura e escrita.

III. Letramento implica utilizar a leitura e a escrita de modo diferente da simples ação de ler e escrever como ocorre na codificação e decodificação, pois representa o uso da leitura e da escrita em distintos contextos sociais.

IV. Nas séries iniciais da educação básica no processo de alfabetização é relevante apenas a codificação das consoantes.

V. No processo de alfabetização o letramento será a base, uma vez que leitura e escrita são essenciais meios de comunicação e interação e a alfabetização, deve ser vista pelo sujeito como instrumento para envolver-se nas práticas e usos da língua escrita.


É CORRETO apenas o que se afirma em:
Considerando as propostas de Horn (2004) sobre o brinquedo e as brincadeiras, aponte a alternativa incorreta.
Sobre as práticas de leitura o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (MEC,1998) propõe que:
"As escolas de educação infantil têm na organização dos ambientes uma parte importante de sua proposta pedagógica. Ela traduz as concepções de criança, de educação, de ensino e aprendizagem, bem como uma visão de mundo e de ser humano do educador que atua nesse cenário." (HORN,2004, p.61)
Partindo desse pressuposto, Horn afirma que:
Irma Elena Saiz (In: PANIZZA et all,2011) afirma que "as atividades tradicionais de localização espacial, especialmente na educação infantil e, às vezes, na primeira série, que têm como objetivo declarado que a criança aprenda a se situar e situar os objetos no espaço":