Questões de Concurso
Filtrar
1.321 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 265
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Birigui - SP
Disciplina:
Pedagogia
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), no volume 3, trata do eixo "Conhecimento de Mundo", que se organiza em seis âmbitos de experiência. Qual das seguintes alternativas apresenta um objetivo do âmbito "Natureza e Sociedade" que está em desacordo com as orientações do documento?
Concurso:
Prefeitura de Birigui - SP
Disciplina:
Pedagogia
Ana Ruth Starepravo propõe o uso de jogos como estratégia central para o ensino de Matemática, defendendo que eles criam um contexto significativo para a construção dos conceitos. Para a autora, a intervenção do professor durante a prática com os jogos é fundamental. Qual das seguintes intervenções é INCOMPATÍVEL com a perspectiva pedagógica apresentada na obra?
Concurso:
Prefeitura de Birigui - SP
Disciplina:
Pedagogia
Miguel Zabalza analisa a qualidade na Educação Infantil como um construto complexo, que transcende a simples verificação de aspectos estruturais. Segundo o autor, a qualidade é definida por um conjunto de dimensões inter-relacionadas que abrangem desde o projeto pedagógico até o clima relacional da instituição. Nessa perspectiva, qual alternativa expressa um indicador de processo essencial para a avaliação da qualidade em um Centro de Educação Infantil?
Concurso:
Prefeitura de Birigui - SP
Disciplina:
Pedagogia
Em "Pré Escola, tempo de educar", as autoras discutem a importância do planejamento e da avaliação como processos contínuos e articulados, que dão sentido à prática pedagógica. Analise as afirmativas a seguir, sobre a concepção de avaliação defendida na obra:
I.A avaliação deve ser um processo diagnóstico e contínuo, realizado por meio da observação e do registro sistemático das manifestações das crianças, a fim de compreender seus processos de desenvolvimento e aprendizagem.
II.A finalidade principal da avaliação na pré-escola é classificar as crianças em "aptas" ou "inaptas" para o ingresso no Ensino Fundamental, utilizando instrumentos como provas e testes de prontidão.
III.Os registros de avaliação servem como base para o (re)planejamento da ação pedagógica, permitindo que o professor ajuste suas propostas às necessidades e aos interesses do grupo e de cada criança.
Está correto o que se afirma em:
I.A avaliação deve ser um processo diagnóstico e contínuo, realizado por meio da observação e do registro sistemático das manifestações das crianças, a fim de compreender seus processos de desenvolvimento e aprendizagem.
II.A finalidade principal da avaliação na pré-escola é classificar as crianças em "aptas" ou "inaptas" para o ingresso no Ensino Fundamental, utilizando instrumentos como provas e testes de prontidão.
III.Os registros de avaliação servem como base para o (re)planejamento da ação pedagógica, permitindo que o professor ajuste suas propostas às necessidades e aos interesses do grupo e de cada criança.
Está correto o que se afirma em:
Concurso:
Prefeitura de Birigui - SP
Disciplina:
Pedagogia
Elinor Goldschmied propõe, além do "Cesto dos Tesouros", outra atividade fundamental para crianças que já andam com segurança: o "Jogo Heurístico". Analise as afirmativas a seguir, que descrevem os princípios e a organização desta prática:
I.O Jogo Heurístico oferece a crianças de 1 a 2 anos uma grande quantidade de materiais diversificados e não estruturados (como cones, anéis, correntes, caixas), dispostos em diferentes pontos da sala, para que explorem livremente as possibilidades de combinação, classificação e seriação dos objetos.
II.A atividade se divide em três fases distintas: a preparação do material pelo educador, a exploração livre dos objetos pelas crianças sem a interferência do adulto, e a arrumação conjunta do material, na qual as crianças são incentivadas a guardar os objetos classificando-os em seus respectivos sacos ou caixas.
III.O objetivo principal do Jogo Heurístico é ensinar às crianças os nomes corretos e as funções de cada objeto, devendo o educador intervir constantemente para nomear os materiais e demonstrar a forma "certa" de brincar com eles.
Está correto o que se afirma em:
I.O Jogo Heurístico oferece a crianças de 1 a 2 anos uma grande quantidade de materiais diversificados e não estruturados (como cones, anéis, correntes, caixas), dispostos em diferentes pontos da sala, para que explorem livremente as possibilidades de combinação, classificação e seriação dos objetos.
II.A atividade se divide em três fases distintas: a preparação do material pelo educador, a exploração livre dos objetos pelas crianças sem a interferência do adulto, e a arrumação conjunta do material, na qual as crianças são incentivadas a guardar os objetos classificando-os em seus respectivos sacos ou caixas.
III.O objetivo principal do Jogo Heurístico é ensinar às crianças os nomes corretos e as funções de cada objeto, devendo o educador intervir constantemente para nomear os materiais e demonstrar a forma "certa" de brincar com eles.
Está correto o que se afirma em: