Questões de Concurso
Filtrar
1.223 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 245
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Andradas - MG
Disciplina:
Pedagogia
Por seu trabalho estar diretamente ligado as crianças, acompanhando seus desenvolvimentos, é vital ter alguns conhecimentos sobre as etapas da vida destes indivíduos. A importância se dá não só pelo contato direto com as crianças, mas como eventuais orientações caso os pais busquem seus conhecimentos. Considerando a primeira infância, mais especificamente o período até os 4 meses, é recomendado, na relação com o recém-nascido que:
Concurso:
Prefeitura de Andradas - MG
Disciplina:
Pedagogia
No trato diária com o público infantil, considerando as crianças pequenas (até 6 anos de idade) é recomendado, para falar com elas:
Concurso:
Prefeitura de Andradas - MG
Disciplina:
Pedagogia
Infância é sinônimo de brincar. O brincar auxilia no desenvolvimento e na aprendizagem. Como ferramenta, muitas vezes brinquedos são ofertados e introduzidos nas atividades, facilitando, estimulando ou potencializando o desenvolvimento e a aprendizagem. Trabalhando na área escolar, alguns conhecimentos básicos sobre os brinquedos são necessários. Ao se deparar com alguma embalagem que contenha a seguinte imagem
você sabe que o brinquedo pode ser perigoso:
você sabe que o brinquedo pode ser perigoso:
No campo das políticas educacionais, a revisão de diretrizes curriculares para a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental envolve disputas conceituais sobre a infância, o papel da escola e os modos de aprendizagem. Diferentes correntes teóricas oferecem interpretações que vão desde perspectivas tradicionais até concepções mais recentes, atravessadas por fatores históricos, culturais e pedagógicos.
Considerando esse debate, qual proposição expressa uma orientação coerente com referenciais contemporâneos?
Considerando esse debate, qual proposição expressa uma orientação coerente com referenciais contemporâneos?
No 2º ano do Ensino Fundamental, uma escola municipal decidiu integrar práticas de alfabetização digital às rotinas de leitura e escrita. A coordenação pedagógica propôs três frentes:
I. exploração de textos multimodais (reportagens curtas com infográficos e pequenos vídeos sem som);
II. atividades guiadas de busca por informações simples em ambiente escolar seguro (catálogo digital da biblioteca e repositório de objetos de aprendizagem) e;
III. rodas de conversa sobre segurança, etiqueta e respeito no uso de tablets compartilhados. O objetivo é desenvolver a habilidade de localizar informações relevantes, avaliar sua pertinência e produzir pequenos textos e imagens com propósito comunicativo claro.
Considerando concepções atuais de alfabetização digital nos primeiros anos, assinale a alternativa que traduz corretamente a natureza dessas práticas.
I. exploração de textos multimodais (reportagens curtas com infográficos e pequenos vídeos sem som);
II. atividades guiadas de busca por informações simples em ambiente escolar seguro (catálogo digital da biblioteca e repositório de objetos de aprendizagem) e;
III. rodas de conversa sobre segurança, etiqueta e respeito no uso de tablets compartilhados. O objetivo é desenvolver a habilidade de localizar informações relevantes, avaliar sua pertinência e produzir pequenos textos e imagens com propósito comunicativo claro.
Considerando concepções atuais de alfabetização digital nos primeiros anos, assinale a alternativa que traduz corretamente a natureza dessas práticas.