Filtrar


Questões por página:
Uma boa organização do tempo e do espaço permite que a criança desenvolva autonomia, curiosidade e habilidades sociais, ao mesmo tempo em que fortalece a construção de vínculos e o sentimento de pertencimento. Esses aspectos promovem um ambiente em que as crianças se sentem à vontade para explorar e aprender de maneira significativa, criando:
Segundo as Diretrizes Educacionais Pedagógicas para Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Florianópolis (2010), o atendimento das necessidades básicas da criança (alimentação, higiene, descanso), tradicionalmente denominadas de cuidado, é compreendido como forma de ajudar o outro a desenvolver-se enquanto:
O Currículo da Educação Infantil da RMEF (2015) destaca a brincadeira como lugar central no currículo e reafirma sua definição de eixo estruturante e estruturador das propostas. As brincadeiras de faz de conta são citadas como uma das atividades-guias das crianças, e elas, junto com as relações sociais são premissas para o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil. Se as brincadeiras junto com as relações sociais são premissas para desenvolvimento das crianças na Educação Infantil, da RMEF, de que forma devem então ser consideradas?
É um binômio na composição da ação pedagógica na primeira infância. No contexto da educação infantil, um não pode estar separado do outro, uma vez que o desenvolvimento integral dos bebês está intrinsecamente ligado a experiências de afeto, segurança e confiança. De qual conceito trata a afirmação?
Promover o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 5 anos, abrangendo os aspectos cognitivos, emocionais, sociais e físicos, além de ter o papel de garantir que todas as crianças tenham acesso a um ambiente acolhedor e seguro, onde possam se expressar, explorar e desenvolver suas potencialidades, pode ser considerada a função: