Filtrar


Questões por página:
Leia o fragmento de texto abaixo.
De zero a seis anos, ocorre um processo de complexidade do ser humano que não se repetirá durante seu desenvolvimento. As crianças, quando nascem, necessitam de cuidados mínimos e de atenção não muito complexa (comer e dormir certas horas e receber atenção às demandas a que o recém-nascido começa a fazer). Nesse contexto, do desenvolvimento infantil, uma criança de 02 anos é capaz de:
I. Brincar ao lado de outra criança mostrando mais independência. II. Formar frases, repete palavras e aponta imagens de um livro. III. Distinguir a realidade do faz de conta. IV. Falar com clareza grandes sentenças.
Está correto o que se afirma na alternativa:
A rotina é utilizada nas instituições educativas para auxiliar o trabalho do educador, sobretudo, para garantir um atendimento de qualidade para as crianças. Nesse contexto, para a organização das atividades diárias da Educação Infantil, nas creches e pré-escolas a rotina é fundamental porque promove:
I. A dependência da criança em relação ao educador. II. O desenvolvimento da linguagem e da motricidade. III. A capacidade de interação com os colegas. IV. A construção do conceito de tempo. V. A fixação de atos exclusivamente mecânicos.
Está correto o que se afirma na alternativa:
A Base Nacional Comum Curricular da educação infantil orienta os campos de experiências que foram baseados nas disposições das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil no que diz respeito aos saberes e aprendizagens essenciais para que as crianças apropriem do conhecimento através das suas experiências. Constitui um campo de experiência da Educação infantil:

Julgue o item subsequente.


Fröebel, que criou o primeiro estabelecimento educativo para crianças pequenas, o jardim de infância, defendia que o objetivo principal da educação era o de cuidar e preparar os educandos para a futura inserção da criança no ensino formal.

Julgue o item subsequente.


Para alfabetizar letrando, não é necessário reconhecer que a escrita alfabética é em si um sistema notacional, mas sim saber a quantidade correta de letras e, consequentemente, o som de cada uma.