Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Apenas o convívio intenso com textos que circulam na sociedade garante que os alunos se apropriem da escrita alfabética, uma vez que essa aprendizagem é espontânea e requer que o aluno reflita sobre as características do nosso sistema de escrita.
mostrar texto associado
As brincadeiras no ambiente escolar relacionam-se com a aprendizagem. Brincar é aprender, pois na brincadeira reside a base daquilo que, mais tarde, permitirá à criança aprendizagens mais elaboradas. O lúdico torna-se, assim, uma proposta educacional para o enfrentamento das dificuldades no processo ensino-aprendizagem.
mostrar texto associado
A transição entre as etapas de Educação Infantil e o Ensino Fundamental I requer muita atenção para garantir a integração e a continuidade dos processos de aprendizagens das crianças. Dessa forma, não é necessário considerar as singularidades ou as diferentes relações que elas estabelecem com os conhecimentos, assim como a natureza das mediações de cada etapa por parte dos professores.
mostrar texto associado
O domínio do sistema alfabético de escrita garante que sejamos capazes de ler e produzir todos os gêneros textuais desde muito jovens.

Julgue o item a seguir.


Podemos descrever a aprendizagem da escrita como aprender a um jogo, no qual é necessário aprender as combinações, as regras, ter vontade e treinar. Aprendendo o jogo da escrita, é possível escrever histórias, poesias, cartas, bilhetes, enfim, conhecer o mundo e suas coisas. A escrita é constituída de uma atividade psicomotora extremamente complexa, no qual participam os aspectos de maturação, expressado pelo conjunto de atividades motoras que são constituídos pelo desenvolvimento psicomotor geral.