Filtrar


Questões por página:

Julgue o item a seguir.


As deficiências no processo de desenvolvimento da linguagem têm, inegavelmente, um impacto significativo na alfabetização mas não afetam o processo de letramento, visto que esse depende exclusivamente do contato do sujeito com o mundo.

Julgue o item a seguir.


Diversos estudos enfatizam as relações e implicações da intervenção com jogos para o desenvolvimento das pessoas, em situação individual ou grupal. Ao refletirmos o conceito de “lúdico” em diferentes literaturas que o apresentam, pode-se concluir que a ludicidade é a utilização de jogos e de brincadeiras que deixam as aulas mais dinâmicas e atrativas.

Julgue o item a seguir.


Ao utilizar os jogos, as brincadeiras e a ludicidade em suas avaliações ou intervenções, o psicopedagogo objetiva resgatar os aspectos emocionais, afetivos e cognitivos dos conteúdos ministrados pelo educador em sala de aula, motivando o educando a buscar uma aprendizagem prazerosa. Destaca-se que, ao utilizar recursos lúdicos, o profissional de psicopedagogia deve esclarecer o porquê, para quem e quais recursos utilizar, considerando as dificuldades identificadas e a superação das mesmas.

Julgue o item a seguir.


Toda criança por natureza gosta de se movimentar. Utilizar o jogo em sala de aula para distrair os estudantes de uma atividade mais pesada e puxada é um exemplo de trabalhar o lúdico na escola. O lúdico é um modo de entreter os educandos e pode ser uma alternativa para distrair, ou uma válvula de escape para a dificuldade de atenção e concentração que se apresenta como uma queixa muito comum da atualidade.

Julgue o item a seguir.


O jogo pode ser considerado como um recurso complementar ao processo de aprendizagem. O aluno pode, através do jogo, construir conceitos matemáticos complexos que não conseguiria da forma tradicional de ensino. Atualmente, nos meios acadêmicos do Brasil, vem se desenvolvendo uma linha de pesquisa que fortalece a ideia de se empregar jogos como instrumento para diagnóstico e avaliação da aprendizagem.