Filtrar


Questões por página:
Quanto à alimentação da criança, é correto afirmar:
O sono é uma das necessidades fisiológicas do ser humano. Até os três anos de idade, as crianças necessitam dormir, além da noite, também durante o dia. No decorrer do dia, quantas vezes e por quanto tempo, crianças de seis meses a um ano necessitam dormir, em média?
Na visão dos construtivistas, não se aprende por pedacinhos, mas por mergulhos em conjuntos de problemas que envolvem vários conceitos simultaneamente. No caso da alfabetização, utilizar textos do cotidiano é muito mais produtivo do que seguir uma cartilha. Isso não quer dizer que o ensino não deva ser objeto de planejamento e sistematização. (...) Conforme a teoria exposta em Psicogênese da Língua Escrita, toda criança passa por fases até que esteja alfabetizada.
Analise as enunciações seguintes conforme a teoria enunciada.
I. Pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada. II. Silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma. III. Silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas. IV. Alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.
Marque a alternativa com a série na sequência coerente com o enunciado:
A ludicidade está sempre presente no cotidiano escolar, contribuindo com as concepções psicológicas e pedagógicas do desenvolvimento infantil. Dessa forma as atividades lúdicas ajudam a vivenciar fatos e favorecer aspectos da cognição. (https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/a-ludicidade-construindo-aaprendizagem-de-criancas-na-educacaoinfantil/50878)
Sobre o contexto enunciado, analise as proposições com V (verdadeiro) ou F (falso). Em seguida, marque a alternativa correta.
I. As brincadeiras e os jogos podem e devem ser utilizados como uma ferramenta importante para o auxílio do ensino aprendizagem bem como para que se estruturem os conceitos de interação e cooperação. A brincadeira é uma rica fonte de comunicação, o jogo é uma maneira de as crianças interagirem entre si.
II. A infância é a fase estrutural da vida adulta, vista por teóricos e por muitos adultos de formas diferentes, mas elas convergem para a ideia de que: “todos os indivíduos nascem e serão crianças até um determinado período, independente da condição vivida, é inegável”. A visão sobre a infância, como um período específico pelo qual todos passam, é uma construção definida na atualidade.
III. Deve-se ressaltar que brincadeiras e jogos que contribuem para o desenvolvimento da autoestima da criança podem ser o início para se trabalhara ludicidade e também investigar como a criança vivencia atividades lúdicas na sala de aula, no seu contexto familiar; além de analisar se a criança consegue aprender um conhecimento mais rápido através das atividades lúdicas.
IV. A aprendizagem através do lúdico, a função dos jogos e brincadeiras e suas contribuições para o processo do ensino - aprendizagem na Educação Infantil é muito importante no cotidiano escolar e o papel do professor, frente à ludicidade se faz relevante na medida em que o mesmo possa oferecer às crianças interação, aprendizagem e possibilidades.
Através das informações visuais, táteis, auditivas, cinestésicas e vestibulares reunidas no cérebro o corpo realiza a composição da memorização de todas as partes do corpo e de suas possíveis experiências de movimentos, agradáveis ou desagradáveis (Fonseca,1995).
Este conceito se refere ao desenvolvimento do esquema corporal. Com base nestas informações, é correto afirmar que: