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Sobre o processo de alfabetização e letramento, assinale:
(1) Alfabetização. (2) Letramento.
( ) É o processo de ensino e aprendizagem de um sistema linguístico e da forma como usálo para se comunicar com a sociedade. ( ) É o desenvolvimento do uso competente da leitura e escrita nas práticas sociais. ( ) É o sujeito que sabe ler e escrever. ( ) É saber usar a leitura e a escrita de acordo com as demandas sociais. ( )Organiza discurso, interpretação e compreensão de textos e reflexão. ( ) Codifica e decodifica a escrita e os números. ( ) É o estado que um indivíduo ou grupo social alcança depois de se familiarizar com a escrita e a leitura, possuindo uma maior experiência para desenvolver as práticas do seu uso nos mais diversos contextos sociais.
A sequência CORRETA é:
Sobre o processo de alfabetização e letramento, assinale:
(1) Alfabetização. (2) Letramento.
( ) É o processo de ensino e aprendizagem de um sistema linguístico e da forma como usálo para se comunicar com a sociedade. ( ) É o desenvolvimento do uso competente da leitura e escrita nas práticas sociais. ( ) É o sujeito que sabe ler e escrever. ( ) É saber usar a leitura e a escrita de acordo com as demandas sociais. ( )Organiza discurso, interpretação e compreensão de textos e reflexão. ( ) Codifica e decodifica a escrita e os números. ( ) É o estado que um indivíduo ou grupo social alcança depois de se familiarizar com a escrita e a leitura, possuindo uma maior experiência para desenvolver as práticas do seu uso nos mais diversos contextos sociais.
A sequência CORRETA é:
Considerando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, a BNCC estabelece os campos de experiências, nos quais as crianças podem aprender e se desenvolver.
São campos de experiências na Educação Infantil, EXCETO:

De acordo com a Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009 que estabelece as Diretrizes Curriculares de Educação Infantil, as propostas pedagógicas de Educação Infantil devem respeitar os seguintes princípios:


I. Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.

II. Políticos: dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.

III. Estéticos: da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais.

IV. Liberdade: do direito de ir e vir dentro das instituições educativas, adquirindo o livre arbítrio de suas ações.


Está(ão) CORRETA(S):

As teorias da aprendizagem e desenvolvimento infantil fornecem uma estrutura para entender como as crianças crescem, aprendem e adaptam-se ao ambiente ao seu redor. Diversos teóricos contribuíram com visões distintas sobre este tema. Vygotsky, psicólogo russo, propôs uma abordagem distinta do desenvolvimento cognitivo, dando grande ênfase ao contexto social e cultural como fundamentais para a aprendizagem e desenvolvimento. Segundo Vygotsky, a mente humana é formada através das interações sociais e das experiências culturais.


Os principais conceitos e ideias da teoria sociocultural de Vygotsky, são, entre outras, EXCETO: