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A autonomia, segundo o RCNEI - Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, não é apenas uma competência a ser desenvolvida, mas um princípio que orienta a ação educativa. Para que a criança possa construir sua autonomia, é necessário que o ambiente institucional favoreça o exercício _____________________, permitindo que ela tome decisões, experimente responsabilidades e compreenda os limites e possibilidades de sua ação no coletivo.
Assinale a alternativa que corretamente completa a lacuna no excerto.
Nos estudos de Tizuko Morchida Kishimoto acerca do papel do jogo na educação infantil, propõe-se uma visão integrada entre o lúdico e o educativo, superando reducionismos que limitam o brincar a mero recurso pedagógico.
Nesse contexto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I.O jogo, enquanto fenômeno cultural e simbólico, só mantém seu caráter educativo quando preserva as condições de liberdade, imaginação e motivação interna próprias da atividade lúdica.
PORQUE
II.A subordinação do jogo a objetivos instrucionais definidos externamente pelo professor transforma a ação lúdica em tarefa heterônoma, anulando a intencionalidade e o potencial de construção autônoma de sentido pela criança.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Em "Pré-escola, tempo de educar", Thiessen e Beal propõem compreender a Educação Infantil como espaço de formação integral, no qual o brincar, a interação e a mediação docente se articulam à construção de sentidos culturais e cognitivos. Considerando esse entendimento, é correto afirmar que:
O RCNEI - Referencial Curricular para Educação Infantil, ao discutir a formação pessoal e social, vincula a avaliação pedagógica à dimensão do cuidado e à organização do tempo educativo, evitando tanto a escolarização precoce quanto a fragmentação entre rotinas de higiene, alimentação, brincadeiras e aprendizagens. Esse documento ainda preconiza a avaliação deve ser concebida como:
Starepravo defende o jogo como recurso pedagógico significativo para o ensino de números e operações, destacando sua dimensão cognitiva, social e cultural. Com base nessa perspectiva, assinale a alternativa que mais se aproxima da concepção defendida pela autora.