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De acordo com a BNCC (2017), as interações e o brincar são eixos estruturantes das práticas pedagógicas na Educação Infantil. Nessa perspectiva, o brincar é compreendido como:

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o brincar constitui-se como eixo estruturante das práticas pedagógicas voltadas às crianças pequenas. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir:



I. O brincar é apenas um momento de lazer, devendo ser separado das atividades pedagógicas que visam à aprendizagem das crianças.


II. As brincadeiras e os brinquedos favorecem o desenvolvimento integral da criança, contribuindo para aspectos cognitivos, motores, afetivos e sociais.


III. As rotinas na Educação Infantil devem contemplar tempos e espaços para o brincar livre e orientado, respeitando o ritmo e as necessidades das crianças.


IV. O professor deve interferir constantemente durante as brincadeiras para direcionar o aprendizado, evitando que elas ocorram de forma espontânea.



Assinale a alternativa correta:

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó SC (2023).

( ) A Educação Infantil da Rede Municipal de Chapecó busca a construção de uma práxis pedagógica que atenda às especificidades das crianças pequenas a partir da escuta atenta dos envolvidos no processo educativo.
( ) As crianças aprendem de maneira significativa na interação entre os diferentes sujeitos, contexto social e cultural do qual fazem parte.
( ) Os espaços de aprendizagem, oportunizados apenas pelo ambiente educacional, são de fundamental importância para o desenvolvimento integral da criança.
( ) A Língua Inglesa está presente no cotidiano das crianças pequenas seja através do uso de expressões como ‘hot dog’ ou em produtos e serviços.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
A Pedagogia da Infância baseia-se em princípios que reconhecem a criança como um sujeito ativo no processo de aprendizagem, valorizando suas singularidades, potencialidades e necessidades. Dentre os princípios basilares dessa abordagem educacional, destacam-se os seguintes, com exceção de um. Assinale-o:
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Por ser um documento que expressa a identidade do estabelecimento de ensino ao mesmo tempo em que define diretrizes capazes de orientar a prática educativa institucional, o projeto político-pedagógico – PPP é considerado por muitos autores a espinha dorsal do planejamento da escola. No contexto da Educação Infantil, uma das funções desse documento é: