Filtrar


Questões por página:
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, volume 3, traz que “um ambiente é alfabetizador quando promove um conjunto de situações de usos reais de leitura e escrita nas quais as crianças têm a oportunidade de participar”. Acerca do assunto, assinale a alternativa correta.
Em consonância com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, volume 2, para que as aprendizagens infantis ocorram com sucesso, é preciso que o professor considere, na organização do trabalho educativo, EXCETO:
A adaptação à escola é um processo crucial para crianças em idade pré-escolar, e a relação entre a escola e a família desempenha um papel fundamental nesse período. Sobre isso, analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A adaptação à escola refere-se apenas à capacidade da criança de se ajustar ao ambiente físico da escola.
( ) A relação positiva entre a escola e a família é importante para o desenvolvimento emocional da criança, mas não afeta o seu desempenho acadêmico.
( ) Uma das estratégias eficazes para facilitar a adaptação à escola é permitir que os pais participem das primeiras semanas de aula, auxiliando a criança a se familiarizar com o ambiente.
( ) A comunicação constante entre professores e pais é essencial para manter os pais informados sobre o progresso acadêmico e comportamental da criança, bem como para lidar com possíveis desafios.
( ) A adaptação à escola ocorre exclusivamente na fase inicial da educação infantil, não tendo impacto duradouro na relação entre a família e a escola nos anos seguintes.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
As dimensões do cuidar e educar permitem compreender a importância das interações positivas entre educadores e crianças. Sobre isso, assinale a alternativa INCORRETA.
As atividades rotineiras na educação infantil fazem parte do pressuposto da organização do tempo e do espaço educacional, além de ajudar a estabelecer expectativas claras, proporcionar segurança emocional e promover a eficácia da aprendizagem. Quais atividades podem ser consideradas NÃO rotineiras nas escolas de educação pública infantis?