Questões de Concurso
Filtrar
999 Questões de concurso encontradas
Página 174 de 200
Questões por página:
Questões por página:
De acordo com o Referencial Curricular Amapaense: Educação Infantil e Ensino Fundamental: “A Educação Infantil surge como um direito da criança e dever do Estado em complementação à ação de sua família”.
Sobre a família na relação com a educação, segundo o referido documento, avalie se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V).
I. Desde cedo, a criança, ao ouvir e acompanhar a leitura de textos, ao observar os textos que circulam no contexto familiar e comunitário, vai construindo sua concepção de língua escrita, reconhecendo diferentes usos sociais da escrita, dos gêneros, suportes e portadores, mas é apenas quando ingressa na escola que a criança manifesta curiosidade com relação à cultura escrita. II. Um dos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil consiste em “Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário”. III. Conforme vivem suas primeiras experiências sociais (na família, na instituição escolar, na coletividade), as crianças constroem percepções e questionamentos sobre si e sobre os outros, diferenciando-se e, simultaneamente, identificando-se como seres individuais e sociais.
Está correto apenas o que se afirma em
Sobre a família na relação com a educação, segundo o referido documento, avalie se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V).
I. Desde cedo, a criança, ao ouvir e acompanhar a leitura de textos, ao observar os textos que circulam no contexto familiar e comunitário, vai construindo sua concepção de língua escrita, reconhecendo diferentes usos sociais da escrita, dos gêneros, suportes e portadores, mas é apenas quando ingressa na escola que a criança manifesta curiosidade com relação à cultura escrita. II. Um dos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil consiste em “Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário”. III. Conforme vivem suas primeiras experiências sociais (na família, na instituição escolar, na coletividade), as crianças constroem percepções e questionamentos sobre si e sobre os outros, diferenciando-se e, simultaneamente, identificando-se como seres individuais e sociais.
Está correto apenas o que se afirma em
Wallon destaca que não podemos tratar a criança de forma fragmentada. Em cada idade, ela constituirá um conjunto indissociável e original. No período inicial da vida, os três campos funcionais - afetividade, motricidade e inteligência - estão indissociavelmente integrados, formando um quarto campo funcional, a formação da pessoa, muito embora ainda imaturos (DANTAS,1990). A despeito da imaturidade dessa “tétrade”, a evolução desses campos está vinculada a dois fatores: às relações sociais e à maturação orgânica neurológica.
Assinale a opção que apresenta dimensões presentes na síntese dos conjuntos funcionais, segundo Wallon.
Assinale a opção que apresenta dimensões presentes na síntese dos conjuntos funcionais, segundo Wallon.
O Referencial Curricular Amapaense: Educação Infantil e Ensino Fundamental aborda os conceitos de interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.
Em relação ao que está apresentado no documento sobre os referidos conceitos, assinale a afirmação incorreta.
Em relação ao que está apresentado no documento sobre os referidos conceitos, assinale a afirmação incorreta.