Filtrar


Questões por página:
Diante de uma pesquisa realizada em uma instituição de educação infantil, foram obtidos elementos para análise, entre os quais, a ordem, o momento e o espaço utilizado na organização das atividades. Assim como a hora do suco, como citado abaixo, a rotina elaborada é realizada sempre no mesmo horário, invariável, independentemente do local e da situação desempenhada. Leia o relato:

Imagem associada para resolução da questão

https://site.veracruz.edu.br/doc/ise_tcc_manuela_ass uncao_crosera.pdf
A situação apresentada aponta:
Visualizar Questão Comentada
Quanto à organização dos espaços e do tempo, na educação infantil, Bassedas, Huguet e Solé (1999, p.100) afirmam que: “As atividades sucedem-se normalmente na mesma ordem e isso faz com que as crianças sintam-se seguras e confiantes. É necessário oferecer aos meninos e às meninas pontos de referência estáveis, com os quais aprenderão a antecipar e a prever o que depois e cada vez se sentirão mais tranquilos na escola. A educadora, com as suas explicações e verbalização aproveita esses momentos para ensinar as crianças. Também há outros recursos que se utilizam para ajudar-lhe a antecipar e a orientar-se no tempo: a canção para ir ao pátio, as fotografias dos diferentes momentos do dia, um fantoche que lhe avisa que está na hora da refeição etc.”. Assim, o professor deve estar preparado, de imediato, para quaisquer situações ou imprevistos, e isso requer dele:
Afirma-se que não é possível educar sem cuidar, na educação infantil. Sob tal enfoque, situações que ocorrem diariamente na rotina das crianças que frequentam creches, como tomar banho, por exemplo, poderão se transformar num momento educativo e lúdico. Sobre cuidar e educar, leia as afirmações:

I. Todos os momentos podem ser pedagógicos à medida que o adulto interage com a criança, estreitando-se os vínculos afetivos.

II. Os docentes, ao promover as ações, devem proporcionar cuidados básicos ao mesmo tempo em que se atentam para a construção da autonomia, dos conceitos, das habilidades, do conhecimento físico e social.

III. Para cuidar, é necessário um conhecimento daquele que necessita de cuidados, o que exige proximidade, tempo, entrega.

IV. Educar significa propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.

Estão corretas as afirmações contidas em:
De acordo com alguns autores, o cuidar na educação infantil significa aplicar a atenção, o pensamento, a imaginação, zelar, fazer os preparativos, prevenir-se e ter cuidado consigo mesmo. Em relação ao educar, apontam como promover o desenvolvimento da capacidade intelectual, moral e física de (alguém), ou de si mesmo. Dessa forma, a Educação Infantil tem como propósito atender as crianças no cuidar e no educar e, pode-se concluir que esses atos devem ser:
Imagem associada para resolução da questão


A quantidade de adjetivos corretos no quadro, referentes ao educar e cuidar, é:
As creches devem proporcionar condições de garantia para o desenvolvimento do potencial de crescimento adequado e a manutenção da saúde integral das crianças, envolvendo aspectos educacionais, sociais, culturais e psicológicos, incluindo práticas alimentares adequadas. Sobre essas últimas práticas, a alternativa correta é: