Filtrar


Questões por página:

Julgue o item que se segue.


A organização dos diferentes ambientes das instituições de Educação Infantil é tida como uma estratégia metodológica para as aprendizagens da criança e, em consequência, para a sistematização do trabalho cotidiano realizado nesses locais.

mostrar texto associado
Para que as crianças superem com sucesso os desafios da transição (entre séries, ciclos etc.), é indispensável equilibrar as mudanças introduzidas, a continuidade das aprendizagens e o acolhimento afetivo, de modo que a nova etapa se construa com base no que os educandos sabem e são capazes de fazer, evitando a fragmentação e a descontinuidade do trabalho pedagógico.
mostrar texto associado
Os eixos estruturantes das práticas pedagógicas da Educação Infantil são o educar e o cuidar, experiências nas quais as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações com seus pares e com os adultos, o que possibilita aprendizagens, desenvolvimento e socialização.
mostrar texto associado
Na transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, torna-se necessário estabelecer estratégias de acolhimento e adaptação, tanto para as crianças quanto para os professores, de modo que a nova etapa se construa com base no que a criança sabe, sendo capaz de fazer, em uma perspectiva de continuidade de seu percurso educativo.
mostrar texto associado
O ensino tradicional de alfabetização em que primeiro se aprende a decifrar um código a partir de uma sequência de passos e etapas, para só depois se ler efetivamente, não garante a formação de leitores e escritores capazes de interagir adequadamente com as diversas mensagens e comunicações do mundo ao redor.