Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
A transição entre as etapas de Educação Infantil e o Ensino Fundamental I requer muita atenção para garantir a integração e a continuidade dos processos de aprendizagens das crianças. Dessa forma, não é necessário considerar as singularidades ou as diferentes relações que elas estabelecem com os conhecimentos, assim como a natureza das mediações de cada etapa por parte dos professores.
mostrar texto associado
O domínio do sistema alfabético de escrita garante que sejamos capazes de ler e produzir todos os gêneros textuais desde muito jovens.

Julgue o item a seguir.


Podemos descrever a aprendizagem da escrita como aprender a um jogo, no qual é necessário aprender as combinações, as regras, ter vontade e treinar. Aprendendo o jogo da escrita, é possível escrever histórias, poesias, cartas, bilhetes, enfim, conhecer o mundo e suas coisas. A escrita é constituída de uma atividade psicomotora extremamente complexa, no qual participam os aspectos de maturação, expressado pelo conjunto de atividades motoras que são constituídos pelo desenvolvimento psicomotor geral.

Julgue o item a seguir.


As deficiências no processo de desenvolvimento da linguagem têm, inegavelmente, um impacto significativo na alfabetização mas não afetam o processo de letramento, visto que esse depende exclusivamente do contato do sujeito com o mundo.

Julgue o item a seguir.


Diversos estudos enfatizam as relações e implicações da intervenção com jogos para o desenvolvimento das pessoas, em situação individual ou grupal. Ao refletirmos o conceito de “lúdico” em diferentes literaturas que o apresentam, pode-se concluir que a ludicidade é a utilização de jogos e de brincadeiras que deixam as aulas mais dinâmicas e atrativas.