Filtrar


Questões por página:

A educação infantil visa o desenvolvimento integral da criança, ou seja, cognitivo, motor, psíquico, social e emocional. A abrangência de todos estes fatores não pode se dar por meio de uma metodologia tradicional e também não é uma tarefa fácil fazer com que a criança se prenda a uma atividade monótona. Assim, qual das alternativas indica a metodologia mais eficiente na educação infantil?

O ambiente escolar representa muito mais do que um espaço físico que abriga e educa crianças, é preciso ter estrutura física, objetos e até mesmo uma decoração condizente com as atividades ali desenvolvidas. Por que isso é importante?

No diagnóstico, é INCORRETO afirmar que o jogo é um(a)
Analise as afirmativas. A avaliação neuropsicológica na infância, contempla:
I. Casos onde existam suspeita de uma dificuldade cognitiva ou comportamental de origem neurológica.
II. As relações entre as funções corticais superiores, como a linguagem, a atenção e a memória, e a aprendizagem simbólica.
III. O estudo das relações entre a atividade cerebral, cognição e o comportamento, visando identificar os déficits, sua gravidade e extensão.

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
Sobre a abordagem psicopedagógica da criança e sua família, analise as afirmativas.
I. A participação da família no processo de aprendizagem é de suma importância e a necessidade de se esclarecer e instrumentalizar os pais quanto as suas possibilidades em ajudar seus filhos com dificuldades de aprendizagem é evidenciada ao manifestarem falta de conhecimento, ou insegurança em como fazê-lo.
II. Acredita-se que um programa de intervenção familiar seja de fundamental importância para o desenvolvimento e aprendizagem da criança.
III. O processo educativo (desenvolvimento gradativo da capacidade física, intelectual e moral do ser humano) familiar deve ser adequado para possibilitar à criança o sucesso na aprendizagem, e entre as adequações desse processo estão compreendidos: o atendimento às necessidades da criança sempre sem a presença dos pais, pois suas experiências e sentimentos não devem ser compartilhados com sua família; orientação firme quanto aos comportamentos e temperamentos; possibilidade de escolhas, certa autonomia nas suas ações, organização da sua rotina, oportunidade constante de aprendizagem e respeito e valorização como pessoa.
IV. Um trabalho de orientação aos pais desperta a sensibilidade deles para a importância de sua participação na vida escolar do filho, podendo falar sobre seus sentimentos, expectativas, e esclarecer quanto às necessidades da criança e das estratégias que facilitam o seu desenvolvimento.

Marque a alternativa que indica as afirmativas CORRETAS.