Filtrar


Questões por página:
Analise as afirmativas.
O psicopedagogo com um olhar atento para as questões que interessam ao bom desempenho escolar consegue identificar fatores que podem contribuir para a minimização das dificuldades de aprendizagem. Um recurso significativo para a compreensão das dificuldades de aprendizagem é a Anamnese Psicopedagógica, que tem como objetivo:
I. Repreender os pais e a criança apontando o caminho para a solução do problema, estabelecendo um prognóstico para a criança.
II. Envolver o uso de testes que possibilitem uma avaliação do desenvolvimento da criança e um comprometimento dos pais.
III. Investigar através do contato com os pais o momento atual da criança determinando o seu comportamento.

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
A Psicogênese da língua escrita descreve como o aprendiz se apropria dos conceitos e das habilidades de ler e escrever, mostrando que a aquisição desses atos linguísticos segue um percurso semelhante àquele que a humanidade percorreu até chegar ao sistema alfabético. Os Níveis de Escrita estudados por Emília Ferreiro são recursos utilizados para identificar o nível de escrita em que a criança se encontra no processo de alfabetização. Quando a criança está no nível pré-silábico é INCORRETO afirmar que ela:
Leia com atenção o texto sobre a fase da adolescência a seguir.
É marcada pela presença de um intenso conflito interno e externo. Traz consigo inúmeras dúvidas, incertezas, incontinências emocionais, alterações no campo biológico com as mudanças físicas, entre outros. No que diz respeito à relação com a sociedade e consigo mesmo, este é um momento no qual o ser humano sente mais necessidade de pertencer e de ser bem aceito em determinados grupos sociais, com uma preocupação excessiva com sua imagem.

Sobre a adolescência, assinale a opção CORRETA.
O Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) consiste numa política pública educativa do Estado do Ceará de enfrentamento ao analfabetismo escolar, priorizando, desde sua implementação, a alfabetização das crianças da rede pública de ensino até o final do 2° ano do Ensino Fundamental Anos Finais. A partir de 2015, o PAIC foi expandido até o 9° ano do Ensino Fundamental Anos Finais, passando a se chamar MAIS PAIC. A finalidade do programa é
Os Parâmetros nacionais de qualidade para a Educação Infantil apresentam elementos que buscam contemplar, além da concepção de criança, discussões que abarcam: 1. A concepção de pedagogia da Educação Infantil. 2. O debate sobre a qualidade da educação em geral e o debate específico no campo da educação da criança de 0 até 4 anos. 3. Os resultados de pesquisas recentes. 4. A qualidade na perspectiva da legislação e da atuação dos órgãos oficiais do país. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.