Filtrar


Questões por página:
O desenvolvimento infantil é parte fundamental do desenvolvimento humano. Vale ressaltar que o desenvolvimento infantil é um processo que engloba quatro aspectos básicos, sendo eles:
No Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: conhecimento de mundo (volume 03), é apresentado que os conteúdos na educação infantil devem ser organizados e definidos em função das diferentes realidades e necessidades, de forma a que possam ser, de fato, significativos para as crianças. Os conteúdos deverão ser selecionados em função dos seguintes critérios:
I. Grau de significado para a criança.
II. Relevância social e vínculo com as práticas sociais significativas.
III. Possibilidade que oferecem de construção de uma visão de mundo integrada e relacional.
IV. Possibilidade de ampliação do repertório de conhecimento a respeito do mundo social e natural.
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas CORRETAS:
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: formação pessoal e social (volume 02) ressalta que a ação do professor de educação infantil, como mediador das relações entre as crianças e os diversos universos sociais nos quais elas interagem, possibilita a criação de condições para que elas possam, gradativamente, desenvolver capacidades ligadas à tomada de decisões, à construção de regras, à cooperação, à solidariedade, ao diálogo, ao respeito a si mesmas e ao outro, assim como desenvolver sentimentos de justiça e ações de cuidado para consigo e para com os outros. De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: formação pessoal e social (volume 02), em relação às regras, é INCORRETO afirmar que:
No Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: introdução (volume 01), é descrito que a prática da educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:
I. Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais dependente, com desconfiança em suas inépcias e ignorância de suas limitações.
II. Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar.
III. Estabelecer vínculos indiferentes e de troca com adultos e crianças, debilitando sua autoestima e reduzindo elevadamente suas possibilidades de comunicação e interação social.
IV. Estabelecer e reduzir cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, desacatando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e indiferença.
V. Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação.
VI. Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.
VII. Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.
VIII. Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de desinteresse, desrespeito e passividade frente a elas e desvalorizando a diversidade.
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas CORRETAS:
Por meio da brincadeira, as crianças dão sentido para o mundo. Nesse sentido, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) O desenvolvimento das ideias e habilidades para compreender conceitos relacionados a cada vivência, nos âmbitos familiar e social. ( ) O desenvolvimento das ideias voltas apenas para mais brincadeiras. ( ) Nas brincadeiras, as crianças aprendem a lidar com protocolos e regras, resolução de conflito, assimilam sentimentos, como frustração, autoestima e cooperação, além de exercitar o raciocínio lógico e a capacidade de abstração. ( ) O desenvolvimento de habilidades não voltadas ao meio em que vivem. ( ) O desenvolvimento de ideias e habilidade que ficam apenas no campo da imaginação, não alcançando o âmbito da sociedade real. ( ) No papel de observador atento às situações lúdicas, o professor consegue extrair valiosas informações sobre o modo de ser e pensar de cada criança e sobre a maneira como ela trabalha com as informações a sua volta.