Filtrar


Questões por página:
Nos dados divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), João Pessoa - Paraíba, por exemplo, obteve um percentual, na variável taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade, de 7,6%, sendo a região metropolitana com a maior taxa de analfabetismo. Neste cenário, os processos de alfabetização, tradicionalmente, numa perspectiva pedagógica, têm sido expostos como uma questão de método. A preocupação dos educadores, de acordo com Ferreiro e Teberosky (1985), “tem-se voltado para a busca do 'melhor' ou 'mais eficaz' deles, levantando-se, assim, uma polêmica em torno dos tipos fundamentais: métodos sintéticos e métodos analíticos” (p.18).
Sobre o método sintético assinale a alternativa CORRETA:

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).As práticas de cuidar/educar implicam:


I. atitudes e comportamentos que demandam conhecimentos, habilidades e até valores.

II. ajudar o outro a se constituir enquanto pessoa, a melhorar a sua condição de vida enquanto cidadão.

II. o envolvimento de pessoas completas, em suas dimensões cognitivas, afetivas, motoras e sociais.

IV. práticas diferenciadas que, por um lado, envolvem atividades de cuidado pessoal e, de outro, as pedagógicas.

O uso de jogos e brincadeiras em algumas instituições de educação infantil é criticado quando assume “um papel pedagogizante, não garantindo o tempo e o espaço necessários para que a criança vivencie situações lúdicas e possa produzir sua própria cultura” (MASCIOLI,2010, p.107). Para enfrentar esse problema, ao utilizar o jogo e a brincadeira em seu trabalho educativo, o professor necessita desenvolver:
Na educação infantil, os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural. Nesse sentido, explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações, é um objetivo de aprendizagem e desenvolvimento proposto para crianças bem pequenas, que se refere ao campo de experiência:
Todo profissional que atua na educação infantil precisa organizar sua prática com base em dois eixos estruturantes: