Questões de Concurso
Filtrar
597 Questões de concurso encontradas
Página 54 de 120
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Pedagogia
Assinale a alternativa que está em desacordo com as orientações feitas nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, documento do Ministério da Educação, no que se refere ao trabalho com os Temas Transversais:
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação profissional de Nível Técnico: “Emerge, no novo paradigma da educação e, de forma mais marcante, na educação profissional, o conceito de competência, mesmo que ainda polêmico, como elemento orientador de currículos, estes encarados como conjuntos integrados e articulados de situações-meio, pedagogicamente concebidos e organizados para promover aprendizagens profissionais significativas. Currículos, portanto:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Jaguariúna - SP
Disciplina:
Pedagogia
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, volume 3, traz que “um ambiente é alfabetizador quando promove um conjunto de situações de usos reais de leitura e escrita nas quais as crianças têm a oportunidade de participar”. Acerca do assunto, assinale a alternativa correta.
Concurso:
Prefeitura Municipal de Jaguariúna - SP
Disciplina:
Pedagogia
Em consonância com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, volume 2, para que as aprendizagens infantis ocorram com sucesso, é preciso que o professor considere, na organização do trabalho educativo, EXCETO:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Tapejara - RS
Disciplina:
Pedagogia
A adaptação à escola é um processo crucial para crianças em idade pré-escolar, e a relação entre a escola e a família desempenha um papel fundamental nesse período. Sobre isso, analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A adaptação à escola refere-se apenas à capacidade da criança de se ajustar ao ambiente físico da escola.
( ) A relação positiva entre a escola e a família é importante para o desenvolvimento emocional da criança, mas não afeta o seu desempenho acadêmico.
( ) Uma das estratégias eficazes para facilitar a adaptação à escola é permitir que os pais participem das primeiras semanas de aula, auxiliando a criança a se familiarizar com o ambiente.
( ) A comunicação constante entre professores e pais é essencial para manter os pais informados sobre o progresso acadêmico e comportamental da criança, bem como para lidar com possíveis desafios.
( ) A adaptação à escola ocorre exclusivamente na fase inicial da educação infantil, não tendo impacto duradouro na relação entre a família e a escola nos anos seguintes.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) A adaptação à escola refere-se apenas à capacidade da criança de se ajustar ao ambiente físico da escola.
( ) A relação positiva entre a escola e a família é importante para o desenvolvimento emocional da criança, mas não afeta o seu desempenho acadêmico.
( ) Uma das estratégias eficazes para facilitar a adaptação à escola é permitir que os pais participem das primeiras semanas de aula, auxiliando a criança a se familiarizar com o ambiente.
( ) A comunicação constante entre professores e pais é essencial para manter os pais informados sobre o progresso acadêmico e comportamental da criança, bem como para lidar com possíveis desafios.
( ) A adaptação à escola ocorre exclusivamente na fase inicial da educação infantil, não tendo impacto duradouro na relação entre a família e a escola nos anos seguintes.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: