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Concurso:
Prefeitura Municipal de Campo Verde - MT
Disciplina:
Pedagogia
Ao fazer escolhas metodológicas para o trabalho na educação infantil, o professor deve considerar o uso do jogo como:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Campo Verde - MT
Disciplina:
Pedagogia
Como campo de estudos e de práticas que se dedica à educação das crianças, considerando suas especificidades, seus direitos e suas potencialidades, a pedagogia da infância tem como um de seus precursores Celéstien Freinet, pedagogo francês que:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Campo Verde - MT
Disciplina:
Pedagogia
As diferentes concepções de educação infantil refletem divergentes visões sobre a infância, a sociedade e o papel do professor e do aluno. Na concepção assistencialista, por exemplo, a criança é vista como:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Campo Verde - MT
Disciplina:
Pedagogia
Na educação infantil, o trabalho pedagógico desenvolvido com as crianças focado na linguagem oral e na escrita deve ser caracterizado:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Campo Verde - MT
Disciplina:
Pedagogia
Leia o registro de uma atividade desenvolvida com crianças na educação infantil.
“Durante o recreio, Teresa propõe uma brincadeira de amarelinha à turma. Voltando à sala de aula, sugere que todas as crianças façam a representação gráfica da atividade. Surgem reclamações de vários cantos: ‘Não sei desenhar’, ‘Como faz isso?’, ‘É difícil’, ‘Não quero fazer’, ‘Pode desenhar outra coisa?’ - Não tem problema. Vou fazer o modelo para vocês, aí fica mais fácil – diz a professora. Teresa se dirige ao quadro, faz o traçado da amarelinha e escreve o nome da brincadeira, completando: - Olha, eu fiz o desenho e escrevi o nome... é só copiar”
(SEBER, Maria da Glória. Psicologia do Pré-escolar: uma visão construtivista. São Paulo: Moderna,1995, p.39-40)
A atitude de Teresa denota:
“Durante o recreio, Teresa propõe uma brincadeira de amarelinha à turma. Voltando à sala de aula, sugere que todas as crianças façam a representação gráfica da atividade. Surgem reclamações de vários cantos: ‘Não sei desenhar’, ‘Como faz isso?’, ‘É difícil’, ‘Não quero fazer’, ‘Pode desenhar outra coisa?’ - Não tem problema. Vou fazer o modelo para vocês, aí fica mais fácil – diz a professora. Teresa se dirige ao quadro, faz o traçado da amarelinha e escreve o nome da brincadeira, completando: - Olha, eu fiz o desenho e escrevi o nome... é só copiar”
(SEBER, Maria da Glória. Psicologia do Pré-escolar: uma visão construtivista. São Paulo: Moderna,1995, p.39-40)
A atitude de Teresa denota: