Filtrar


Questões por página:
Existe uma linha muito tênue que diferencia a brincadeira do jogo. Há autores que utilizam ambas as palavras para designar o mesmo comportamento – a atividade lúdica. Entretanto, existem algumas características que podem diferenciar o jogar do brincar. Brougère e Wajskop (1997) afirmam que a brincadeira é simbólica e o jogo funcional, ou seja, enquanto a brincadeira tem a característica de ser livre e ter um fim em si mesma, o jogo inclui a presença de um objetivo final a ser alcançado: a vitória. Este objetivo final pressupõe o aparecimento de regras preestabelecidas que, geralmente, já chegam prontas às mãos da criança. As regras dos jogos têm relação íntima com as regras sociais, morais e culturais existentes.
(CORDAZZO; VIEIRA,2007, p.92. Adaptado.)

A partir da diferenciação entre jogo e brincadeira e sua forma de acontecer na educação infantil, analise as afirmativas a seguir.

I. A característica social da brincadeira, de acordo com a perspectiva sociocultural, é vista como uma mola propulsora para o desenvolvimento infantil.

II. Pela brincadeira, a criança, sem intencionalidade, estimula uma série de aspectos que contribuem tanto para o desenvolvimento individual do ser quanto para o social.

III. A cognição e o desenvolvimento intelectual são exercitados em jogos em que a criança possa testar, principalmente, a relação causa-efeito.

IV. Quando a criança está jogando com o grupo é necessária uma organização realizada pelos profissionais, porque a criança é incapaz de fazê-la.

Está correto o que se afirma apenas em
O espaço também ensina, estimula, intriga e, principalmente, encanta. Caixas organizadoras bem conservadas, dispostas de maneira alinhada e harmônica, e brinquedos guardados por tipo, separadamente, são características de um local onde existe a preocupação com o belo para além do “bonito ou feio”.
(CAMILO,2022, s/p.)

Em relação aos espaços na educação infantil, é evidenciada sua importância, para além dos cuidados com materiais pontiagudos ou perigosos ao alcance das crianças, bem como a limpeza e a organização do local. Quanto aos espaços na creche, é correto afirmar que:
O vol.1 do Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil – RCNEI, é o documento introdutório que apresenta uma reflexão sobre creches e pré-escolas no Brasil, situando e fundamentando concepções de criança, educação, instituição e profissional, que foram utilizadas para definir os objetivos gerais da educação infantil e orientaram a organização de outros dois documentos. De acordo com o vol.1 do RCNEI, é correto afirmar que:
A entrada na escola amplia a sua rede de relações para além do âmbito privado da família, já que passa a participar de um contexto com outros adultos e, especialmente, outras crianças. Cada bebê que entra em uma creche e cada criança que chega à pré-escola configuram um espaço de intercessão no encontro de sua família com a escola. Em cada um dos encontros, esses contextos se reorganizam; colocam em jogo suas ideias; compartilham concepções sobre cuidado, educação, maternidade, paternidade, docência de bebês e crianças pequenas; e, ainda, tencionam entendimentos e práticas de educação e cuidado. No final, todos aprendem e se desenvolvem tanto crianças quanto adultos.
(MEC/BNCC,2018, s/p. Adaptado.)

Considerando a aproximação entre creche e família, analise as afirmativas a seguir.

I. Os professores e demais profissionais devem buscar conhecer as condições de vida das crianças fora da creche.

II. As famílias devem ser convidadas para participar apenas das comemorações importantes que acontecem na creche, como dia das crianças etc.

III. É fundamental que as famílias conheçam os projetos pedagógicos e participem de algumas atividades desenvolvidas junto às crianças.

IV. A creche precisa abrir espaços de escuta e participação das famílias em reuniões, comissões, conselhos etc.

Está correto o que se afirma apenas em
De acordo com o RECNEI – Referencial Curricular Nacional para a Educação Básica, “aprender uma língua não é somente aprender as palavras, mas também os seus significados culturais e, com eles, os modos pelos quais as pessoas do seu meio sociocultural entendem, interpretam e representam a realidade. Elas começam a aprender a partir de informações provenientes de diversos tipos de intercâmbios sociais e a partir das próprias ações, por exemplo, quando presenciam diferentes atos de leitura e escrita por parte de seus familiares, como ler jornais, fazer uma lista de compras, anotar um recado telefônico, seguir uma receita culinária, buscar informações em um catálogo, escrever uma carta para um parente distante, ler um livro de histórias etc”. Neste aspecto, a aprendizagem da língua escrita é concebida das seguintes formas; marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Através da compreensão de um sistema de representação e não somente como a aquisição de um código de transcrição da fala.

( ) Como um aprendizado que coloca diversas questões de ordem conceitual, e não somente perceptivo-motoras, para a criança.

( ) Por intermédio de um processo de construção de conhecimento pelas crianças por meio de práticas que têm como ponto de partida e de chegada o uso da linguagem e a participação nas diversas práticas sociais de escrita.

A sequência está correta em