Filtrar


Questões por página:
Para o trabalho com o campo de experiência Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações, a Base Nacional Comum Curricular determina que a educação infantil promova:
Observe a figura abaixo, que representa a interação de uma professora com seu grupo de crianças:



Imagem associada para resolução da questão


Fonte: BRASIL. Brinquedos e brincadeiras de creches - Manual de Orientação Pedagógica. Brasília: MEC/SEB/UNICEF,2012 (p.17).



De acordo com a imagem, a relação corporal que a professora estabelece com as crianças, por meio de sua postura e seu olhar, revela:
Na gestão democrática das Instituições de Educação Infantil, ampliam-se as possibilidades de garantir práticas comprometidas com as crianças e suas famílias. Essa tarefa institucional caracteriza-se pela ética do cuidado e da educação, exigindo que haja articulação entre o gestor da secretaria municipal de educação e o gestor da instituição de educação infantil, para:
Algumas instituições de educação infantil desenvolvem práticas que valorizam atividades como festas do calendário nacional: o Dia do Soldado; o Dia da Primavera; a Páscoa etc. Nessas ocasiões, as crianças são solicitadas a colorir desenhos impressos pelos professores, como coelhinhos, soldados, bandeirinhas, cocares etc. e são fantasiadas e enfeitadas com chapéus, faixas, espadas e pinturas. A crítica a essas propostas acontece porque:
Para as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da educação infantil, as interações e a brincadeira funcionam como: